O fenômeno de grande sucesso, atualmente no horário nobre da TV, Renascer teve uma versão em 1993 com um final marcante; confira!
Em 1993, chegava às telas da TV Globo uma novela que marcaria uma geração: “Renascer”. A trama de Benedito Ruy Barbosa gira em torno da história de José Inocêncio, um fazendeiro rude e autoritário que, após a morte de sua esposa, se torna ainda mais amargurado. Ele tem uma relação conturbada com seus filhos e vive em conflito com seu filho, João Pedro.
Em 1993, "Renascer" foi um fenômeno de audiência, alcançando números expressivos desde seu primeiro capítulo e mantendo-se relevante ao longo de toda a exibição. A história, que explorava temas como amor, traição, superação e conflitos familiares, cativou o público e se tornou uma das novelas mais lembradas e queridas pelo público.
Agora, em 2024, uma nova versão do fenômeno está ao ar pelo mesmo canal, contando a famosa história numa nova roupagem. Com novos personagens, novo elenco e algumas modificações no roteiro, a trama tem conquistado muitos fãs, e reconquistando aqueles mais fiéis.
Entretanto, será que a nova versão se manterá igual ao final apresentado na versão original? Confira como foi o final de “Renascer” em 1993:
Na segunda parte da novela, os filhos de Inocêncio (Antônio Fagundes), José Augusto (Cláudio Marzo), José Bento (Cássio Gabus Mendes) e José Venâncio (Marcos Winter) vivem e trabalham na cidade grande.
Por outro lado, o filho mais novo, João Pedro (Marcos Palmeira), que nunca saiu da fazenda, permanece ao lado do pai, apesar de enfrentar sua indiferença. O conflito entre o fazendeiro e o filho caçula é o centro de várias histórias paralelas na trama.
Com sua história comovente, é de surpreender que o desfecho final da novela tenha sido dividido em duas partes, sendo exibido em uma sexta-feira (12/11) e um sábado (13/11) devido a uma partida de futebol. A reprise ocorreu no domingo (14/11).
Um dos momentos mais emocionantes foi a morte do "Coroné" do cacau, José Inocêncio. Fragilizado após um atentado, ele falece nos braços de João Pedro (Marcos Palmeira, que na versão de 2024 vive José Inocêncio), seu filho rejeitado. Antes de partir, ele pede perdão ao herdeiro e descansa.
No plano espiritual, ele se encontra com Santinha (Patrícia França), o amor de sua vida, e juntos declaram amor eterno, de acordo com o Gshow.
Os personagens Joaninha (Tereza Seiblitz) e o padre Lívio (Jackson Costa) finalmente ficam juntos. Após a morte de Tião Galinha (Osmar Prado), Joaninha, deprimida, retorna ao mangue. O padre, que sempre a amou, renúncia à batina e a segue, optando por viver esse amor.
A leal Inácia (Chica Xavier) permanece na fazenda, leal a João Pedro, a quem considera um filho. Emociona-se ao ver o espírito de José Inocêncio, que a beija no rosto e a encoraja a continuar cuidando de tudo.
Eliana (Patricia Pillar) herda as terras de Teodoro (Herson Capri) e se torna fazendeira. Embora tenha alegado que engravidou do vilão, ela, na verdade, espera um filho de Damião (Jackson Antunes).
Damião passa a trabalhar para Eliana, mantendo o romance em segredo, apesar de ser conhecido por toda a cidade.