Prequela de 'Yellowstone', '1883' apresenta uma profecia sobre o destino do rancho em Montana e da família Dutton; confira!
Publicado em 26/03/2025, às 18h01
'Yellowstone' teve seu primeiro episódio exibido em 2018, e desde então se mostrou não só uma série, como também uma franquia de sucesso. Concluída no fim de 2024, a série teve cinco temporadas, sem mencionar outras duas produções derivadas, que também acompanham a família Dutton, mas em outros momentos da história: '1883' e '1923'.
Em '1923', vemos a família em meio à época da Grande Depressão dos Estados Unidos, enfrentando as mazelas comuns ao oeste americano de seu tempo; enquanto em '1883' — que recentemente chegou no catálogo da Netflix — vemos a história que serve de origem para tudo, girando em torno da família Dutton que partiu em busca da "terra prometida", em Montana, onde estabeleceria o rancho Yellowstone.
Aqui, vemos James, Margaret, Elsa e John Dutton lutando contra os perigos da natureza, explorando terras que para muitos ainda eram desconhecidas, e enfrentando constantemente um inimigo que assola todas as gerações: a ganância.
Toda a jornada termina com a família Dutton encontrando uma figura sábia que os guia até seu destino; e que, ainda por cima, fez uma profecia sobre o fim do legado dos Dutton — que, inclusive, se relaciona com o fim de 'Yellowstone'.
Uma das personagens centrais em '1883', e também em toda a lenda dos Button, é Elsa (interpretada por Isabel May). Filha mais velha de James e Margaret, ela é apenas uma adolescente quando sua família inicia a jornada em caravanas de emigrantes — seu ponto de vista sobre a história já se mostra relevante pelo simples fato de que é ela quem narra a série, oferecendo sua própria perspectiva sobre as experiências e de seu amadurecimento.
Porém, apesar de sua importância na narrativa, ela ainda enfrenta um final trágico. Conforme repercute o Screen Rant, em dado momento, ela e sua família acabam erroneamente atacados por guerreiros Lakota. Elsa é atingida por uma flecha que lhe causa uma infecção e, eventualmente, sua própria morte.
Apesar do ferimento de Elsa, James e Margaret decidem continuar a jornada, e eventualmente encontram um grupo de nativos Crow, enquanto se aproximam das montanhas.
Os Crow ajudam a tratar os ferimentos de Elsa com uma cerimônia, mas seu destino já estava selado — inevitavelmente ela morreria com a infecção, pois, a flecha que a atingiu havia sido mergulhada em esterco de vaca.
Quando James conta a Spotted Eagle — um ancião Crow, interpretado por Graham Greene — sobre sua necessidade por encontrar um local adequado para servir de descanso final a sua filha, o chefe generosamente lhe conta sobre Paradise Valley. E é no local em que Elsa é enterrada que, com o tempo, é erguido o rancho Yellowstone.
No entanto, Spotted Eagle não só dá instruções sobre como chegar a Paradise Valley, como também dá um aviso a James: ele diz que, em sete gerações, seu povo se levantaria para tomar a terra de volta.
Em vez de retrucar, James apenas concorda, implicando que sua família não resistiria, e '1883' se encerra, concluindo o início da brutal história dos Dutton.
Ainda na primeira temporada de 'Yellowstone', a primeira parte da profecia de Spotted Eagle se mostrou correta, quando o presidente das Tribos Confederadas de Broken Rock e líder da Reserva Broken Rock — descendentes dos Crow —, Thomas Rainwater (Gil Birmingham) ameaça retomar a terra, então em posse de John Dutton III.
Rainwater, no caso, não apenas sugere a compra, como afirma que comprará Paradise Valley, começando pelo Yellowstone Dutton Ranch. Porém, grande parte da trama da série se desenrola justamente no fato de que John não pretende abrir mão do rancho facilmente, o que levanta dúvidas sobre como a profecia de Spotted Eagle poderia se concluir.
Porém, o que vemos na 5ª temporada é Kayce Dutton, um dos filhos de John, cooperando com os povos Comanche, Lakota e Crow durante a história, assim desenvolvendo uma relação amigável entre eles.
Até que, no último episódio da série, após a morte de John, Kayce cumpre a profecia, e vende a terra de volta para a tribo Broken Rock pelo mesmo valor que custou 140 anos antes, quando sua família se estabeleceu na região.
O chefe da tribo aceita a oferta, e Thomas Rainwater recupera a administração da terra pacificamente, sem a necessidade de usar do dinheiro dos cassinos para tomá-la, concluindo a profecia e o trato entre Spotted Eagle e James Dutton.