Em 'Yellowstone' — e suas séries derivadas — acompanhamos a trajetória e as tragédias vividas pela família Dutton ao longo de gerações
Publicado em 25/03/2025, às 21h19
Nas últimas semanas, chegou ao catálogo da Netflix a série '1883', uma produção exibida originalmente em 2021, derivada da aclamada 'Yellowstone' — que têm em comum o fato de serem narrativas que giram em torno da família Dutton e do Rancho Yellowstone, em diferentes momentos de sua história.
Lançada em 2018, 'Yellowstone' se tornou um grande sucesso televisivo, e não deu origem apenas a '1883' como prequela. Além disso, também há '1923', e ainda outras produções que devem surgir nos próximos anos.
E enquanto acompanhamos a história e o desenvolvimento de vários membros da família Dutton, não deixamos de acompanhar até mesmo as tragédias mais surpreendentes e incômodas. Confira a seguir 5 mortes chocantes das séries do universo 'Yellowstone':
Se as pessoas que tentaram começar 'Yellowstone' esperavam se deparar com uma série tranquila, onde a natureza de Montana pode ser apreciada com calma, a morte de Lee Dutton (Dave Annable) é o que muda o tom da obra.
É a morte que ocorre ainda no primeiro episódio da série, quando o filho mais velho de John Dutton III (Kevin Costner) é atingido por um tiro disparado por seu cunhado, Roger Long (Jeremiah Bitsui).
O que mais choca no óbito é que Lee Dutton é posicionado como protagonista durante o início do episódio, até que a tragédia acontece.
Também na cena de abertura, mas dessa vez em '1883', podemos ver Elsa Dutton (Isabel May) atingida no abdômen por uma flecha. Ela começa a narrar toda a história que se seguiria. A cena, então, antecipa um evento que acontecerá só no penúltimo episódio da série, quando a família Dutton tem sua caravana de carroças atacada por engano por guerreiros Lakota.
No caso, Elsa é pega no ataque, mas quando tenta distrair os guerreiros para proteger a família, cai do cavalo ao ser atingida. Quando acorda, começa a atirar contra vários guerreiros, até que é perfurada por uma flecha envenenada — ela morre aos poucos, somente quando chegam em Paradise Valley, onde o rancho foi estabelecido, no colo de seu pai, James.
Falando em James Dutton (Tim McGraw), em '1883' ele é apresentado como o primeiro patriarca Dutton, que liderou a família em sua peregrinação em busca de uma terra prometida no oeste do país. Ao longo da jornada, ele parece uma figura imbatível, enganando a morte até mesmo nas situações menos prováveis, antes de todos se estabelecerem em Paradise Valley.
Embora a série termine com ele vivo, os perigos de seu sonho certamente não chegaram ao fim com a série. Em um flashback na quarta temporada de 'Yellowstone', que transporta o espectador para meados da década de 1890, é possível ver James e sua esposa, Margaret (Faith Hill), após se estabelecerem. Certo dia, ele é atingido por uma bala durante uma luta com ladrões de cavalos, e acaba morrendo.
Um dos personagens mais significativos da franquia, John Dutton apareceu em todas as três séries já existentes, em diferentes estágios de sua vida. Em '1883', ele era um menino de apenas 5 anos que acompanhava a família em sua peregrinação para Montana, que sobreviveu a tiroteios apenas se escondendo no cesto de roupas. Em 'Yellowstone', flashbacks o mostram como um adolescente. Já em '1923', interpretado por James Badge Dale, ele é um homem adulto com esposa e um filho.
Como um personagem que pôde ser acompanhado em toda a sua vida, a morte certamente foi chocante Em '1923', ele sofre um tiro no olho e vários golpes de metralhadora no peito por Banner Creighton (Jerome Flynn), um fazendeiro escocês faminto por vingança, segundo o Screen Rant.
Protagonista de 'Yellowstone', John Dutton III ficou consagrado pela atuação de Kevin Costner ao longo de 5 temporadas, entretanto, o ator não se juntou ao elenco para concluir a série. Assim, os produtores optaram por colocar um destino trágico ao seu personagem.
Logo na estreia da segunda parte da 5ª temporada de 'Yellowstone', somos informados sobre a morte de John Dutton III. No começo, muitos suspeitam que a causa de sua morte foi suicídio, entretanto, quando a investigação é reaberta, é descoberto que ele foi assassinado.