Disponível na plataforma de streaming Netflix, a série 1883 mostra as origens da história contada em Yellowstone; entenda
Em 2023, o ator Eric Nelsen, de "1883", compartilhou detalhes sobre a filmagem da morte de seu personagem, Ennis, em uma das cenas mais marcantes da série. Criada por Taylor Sheridan, a produção acompanha a jornada da família Dutton, liderada por James (Tim McGraw), na travessia do Velho Oeste até a fundação do rancho Yellowstone.
Ennis é um cowboy contratado para ajudar um grupo de viajantes a levar gado de Fort Worth, Texas. No início, ele aparenta ser um homem rústico, mas Elsa (Isabel May) enxerga algo especial nele, e os dois rapidamente se apaixonam. O romance se torna um dos destaques da série.
“A trajetória de Ennis acontece rapidamente, mas é intensa. No início, ele se apaixona por Elsa, mas busca a aprovação do pai dela, tentando manter um bom relacionamento com ele. No entanto, com o tempo, ele deixa isso de lado e assume completamente seu amor por Elsa, a ponto de desafiá-lo", contou o ator ao site SlashFilm.
No episódio 5, o personagem é morto a tiros enquanto protege Elsa de um ataque de bandidos. "Ele sacrifica a própria vida para protegê-la. Foi uma jornada cheia de altos e baixos em um período curto, uma verdadeira montanha-russa”, acrescentou Nelsen.
Em entrevista ao TVLine, Nelsen afirmou que o dia das filmagens de sua morte foi surpreendentemente intenso, apesar de sua expectativa inicial de que seria tranquilo.
Como ator, subestimei aquele dia. Pensei: ‘Bem, só preciso ficar deitado o tempo todo. Todo mundo ao meu redor vai estar emocional, e eu só preciso permanecer ali durante as filmagens’. Mas, meu Deus, essa foi a cena mais difícil de gravar em toda a série!", afirmou.
Ele destacou que a forte atuação de Isabel May contribuiu para elevar o nível emocional do set: "A emoção que senti de Isabel e de todo o elenco, que estava ali presenciando tudo, tornou muito difícil para mim não cair no choro. Eu sentia a dor de Isabel May e de Elsa, cada emoção que ela transmitia".
Ela estava gritando, me puxando emocionalmente. Literalmente, eu estava tentando com todas as forças não chorar apenas com base nas reações dela. Achei que seria um dia tranquilo, só deitado. Mas não, foi incrivelmente exaustivo emocionalmente, até mesmo para mim, que só estava ali de olhos fechados", acrescentou.
LaMonica Garrett, que interpreta Thomas na série, mencionou que o impacto da cena se estendeu a todo o elenco: "Sam [Elliott], James [Landry] Hébert e eu estávamos sentados em nossos cavalos, fora da câmera, assistindo a tudo. Nós nos olhamos e havia lágrimas nos olhos de todos nós".
A morte de Ennis representa um ponto de virada na trajetória de Elsa, marcando a transição da personagem de uma jovem ingênua para uma mulher mais madura e resiliente. “É trágico, mas, aos meus olhos, ele morreu como um herói. Acredito que, se pudesse refazer tudo, Ennis tomaria exatamente a mesma decisão”, acrescentou Nelsen ao SlashFilm.