Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Asteroide

NASA monitora asteroide 'potencialmente perigoso' que se aproxima da Terra

Asteroide 2014 TN17, com diâmetro variando entre 130 e 290 metros, dista aproximadamente 5 milhões de quilômetros do nosso planeta

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/03/2025, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Asteroide foi classificado pela agência como "potencialmente perigoso" - Getty Images (imagem meramente ilustrativa)
Asteroide foi classificado pela agência como "potencialmente perigoso" - Getty Images (imagem meramente ilustrativa)

Um asteroide classificado como "potencialmente perigoso" pela NASA passou próximo à Terra na manhã desta quarta-feira, 26.

O asteroide 2014 TN17, com diâmetro variando entre 130 e 290 metros, dista aproximadamente 5 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar de ser classificado como potencialmente perigoso, o objeto não representa risco de colisão com a Terra.

Análises

A NASA considera um corpo celeste como potencialmente perigoso quando ele tem mais de 140 metros de diâmetro e se aproxima a 7,5 milhões de quilômetros ou menos da órbita terrestre. Embora não haja previsão de impacto para o 2014 TN17, asteroides com características semelhantes poderiam causar danos significativos caso colidissem com o planeta.

Asteroides com cerca de 140 metros atingem a Terra, em média, a cada 20.000 anos, e causam crateras de 1 a 2 quilômetros de diâmetro. Um impacto desse tipo poderia resultar em fatalidades em áreas metropolitanas ou estados inteiros, dependendo do local de impacto.

A NASA monitora e mapeia a trajetória de diversos objetos próximos à Terra por meio do Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra.