Série de grande sucesso, 'Yellowstone' estreou em 2018 e já conta inclusive com universo expandido e séries derivadas em diferentes períodos; confira!
Publicado em 30/03/2025, às 13h00
Lançada originalmente em 2018, 'Yellowstone' se mostrou, ao longo dos anos, uma prova de que o gênero de faroeste ainda pode atrair grande público, tornando-se um sucesso. A série chegou ao fim recentemente, totalizando cinco temporadas, com seu último episódio sendo exibido no dia 17 de dezembro de 2024.
Na produção, criada por John Linson e Taylor Sheridan — o último também diretor— acompanha John Dutton III (interpretado por Kevin Costner), que tenta proteger o rancho de sua família, o maior dos Estados Unidos, de um mundo corrupto. Como resultado, acompanhamos todos os desenrolares turbulentos que rondam a família Dutton.
Porém, o sucesso da obra foi tamanho que, com o tempo, ela recebeu séries derivadas, expandindo ainda mais o universo 'Yellowstone'. No momento, já foram lançadas duas delas, que funcionam como prequelas, '1883' e '1923', além de já existirem três novos títulos anunciados para os próximos anos: 'The Madison', '1944' e '6666'.
Isso tudo sem mencionar outros boatos que já circulam sobre um novo seriado com personagens e atores presentes em 'Yellowstone', focado em Beth Dutton e Rip Wheeler (Kelly Reilly e Cole Hauser). Com isso em mente, conheça às séries derivadas:
Lançada em 2021 — e recentemente adicionada ao catálogo da Netflix —, '1883' é uma das tramas cruciais dentro do universo de 'Yellowstone', acompanhando uma história remota e fundamental para conhecer as bases da família Dutton.
Ambientada no século 19, na época da Expansão para o Oeste nos Estados Unidos, quando a fronteira era uma região sem lei e extremamente perigosa para qualquer peregrino — mas que ainda atraía pessoas em busca de melhores oportunidades e condições de vida —, a trama acompanha uma antiga geração da família Dutton que deixa o Texas e embarca em uma jornada cheia de riscos para Montana.
Aqui, temos como uma das figuras mais importantes Elsa Dutton (Isabel May) e seu pai, James Dutton (Tim McGraw), que ao lado da mãe da família, Margaret (Faith Hill), e do filho mais novo, John (Audie Rick) enfrentam os riscos do oeste americano do fim do século 19 e, no fim, estabelecem o Rancho Yellowstone.
Da mesma forma como em "1883", o título da série sugere a época em que a trama se passa. Em '1923', acompanhamos uma nova geração da família Dutton, que agora enfrenta os Estados Unidos durante expansão ocidental, a industrialização, a quebra da bolsa de valores, a Grande Depressão, e a dura Lei Seca no início do século 20. A produção possui duas temporadas, e fora lançada em 2022.
No centro da trama está Jacob Dutton — irmão mais velho de James, de '1883' — (Harrison Ford), o patriarca da família Dutton e sua esposa, Cara (Helen Mirren). Como o casal não teve filhos, acaba criando John e Spencer, os dois filhos mais novos de James e Margaret.
Além disso, Isabel May retorna como a narradora em '1923' na pele de Elsa Dutton, enquanto John Dutton, agora um homem adulto, é vivido por James Badge Dale.
Uma figura de destaque é Spencer (Brandon Sklenar), que testemunhou pessoalmente os horrores da Primeira Guerra Mundial, e viaja pelo Quênia Britânico na África, rastreando grandes animais.
Finalmente, em 'Yellowstone', é possível acompanhar a família Dutton na década de 1990, agora controlando aquilo que é a maior fazenda de gado dos Estados Unidos. Superada a brutal época da expansão para o oeste e a Grande Depressão, a trama envolve alianças divergentes, assassinatos não resolvidos, feridas abertas entre diferentes grupos e o respeito que a família Dutton conquistou na região, em pouco mais de 100 anos.
Além disso, a fazenda também sofre com suas próprias "fronteiras": uma cidade, uma reserva indígena e o primeiro parque nacional dos Estados Unidos. Quem está no centro da narrativa é John Dutton III, filho do falecido John Dutton II (que aparece em flashbakcs interpretado por Dabney Coleman), neto de John "Sr." e bisneto de James.