Enquanto passeava com a família, uma menina de apenas 3 anos encontrou um antigo amuleto em forma de escaravelho em sítio histórico de Israel
Publicado em 02/04/2025, às 15h00
Enquanto passeava por uma trilha no sítio histórico de Tel Azekah, um local que era habitado desde a Idade do Bronze, em Israel, uma menina de apenas três anos realizou um achado impressionante. Em meio a uma trilha de terra coberta de cascalho, a pequena Ziv Nitzan encontrou uma pedra diferente que, depois, revelou-se um amuleto de escaravelho de 3.800 anos.
"Das 7.000 pedras ao redor dela, ela pegou uma pedra", contou Omer Nitzan, irmã mais velha de Ziv, em vídeo divulgado pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). "Então ela sacudiu a areia e viu que havia algo diferente nela".
Omar então chamou os pais para observarem aquela "bela pedra", e rapidamente a família relatou a descoberta ao IAA. Após uma análise, os arqueólogos identificaram o objeto como um escaravelho cananeu da Idade do Bronze Médio. Vale mencionar que Canaã incluía, no passado, partes de onde hoje é Israel, os territórios palestinos, Líbano, Síria e Jordânia.
Escaravelhos eram usados nesse período como selos e amuletos, explica em declaração a especialista em amuletos e selos antigos no Museu de Israel, Daphna Ben-Tor. "Eles eram encontrados em túmulos, em prédios públicos e em casas particulares. Às vezes, eles carregam símbolos e mensagens que refletem crenças religiosas ou status".
A descoberta, conforme repercute o Live Science, destaca as estreitas conexões culturais existentes no passado entre o antigo Egito e Canaã. Isso porque amuletos de escaravelho são pequenos objetos ornamentados para parecer com besouros de esterco, que, segundo as crenças e práticas dos antigos egípcios, eram símbolos sagrados de uma nova vida.
Os besouros de esterco são conhecidos por esse nome pelo costume de criar bolas de esterco e andar rolando-as, o que os egípcios associavam ao deus sol rolando o disco solar pelo céu, segundo o Museu de Israel.
"As descobertas da escavação mostram que durante a Idade do Bronze Médio e a Idade do Bronze Tardia, aqui em Tel Azekah, prosperou uma das cidades mais importantes nas Terras Baixas da Judeia", afirma em comunicado o professor da Universidade de Tel Aviv e diretor da escavação que já ocorre há quase 15 anos em Tel Azekah, Oded Lipschits.
O escaravelho encontrado por Ziv se junta a uma longa lista de achados egípcios e cananeus descobertos aqui, que atestam os laços estreitos e as influências culturais entre Canaã e o Egito durante esse período", complementa Lipschits.
Agora, o escaravelho deve ser exibido, junto a outros artefatos das eras egípcias e cananéia, no Campus Nacional Jay e Jeanie Schottenstein de Arqueologia de Israel, em Jerusalém.