Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 1984

Audible lança adaptação sonora de '1984' com grandes nomes da dramaturgia

A Audible, plataforma de entretenimento em áudio da Amazon, lançou uma nova adaptação sonora de 1984, clássico distópico de George Orwell

Redação Publicado em 05/04/2025, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Audible lança adaptação sonora de "1984" - Divulgação
Audible lança adaptação sonora de "1984" - Divulgação

A Audible, plataforma de entretenimento em áudio da Amazon, lançou nesta sexta-feira, 4, uma nova adaptação sonora de 1984, clássico distópico de George Orwell. A produção, apresentada em Dolby Atmos, conta com um elenco estrelado: Lázaro Ramos interpreta “Winston Smith”, Alice Carvalho dá voz a “Julia”, Mateus Solano assume o papel de “O’Brien”, e Milhem Cortaz encarna “O Grande Irmão”.

A adaptação foi escrita pelo britânico Joe White, que manteve a fidelidade ao texto original, realçando tanto os aspectos de horror da obra quanto a intensa relação entre Winston e Julia em um mundo onde o amor é proibido. 

A direção brasileira ficou a cargo de Lena Horn e Roberto Bürgel, enquanto a produção foi realizada pela Alma Sintética Companhia de Arte. A trilha sonora original, composta por Matthew Bellamy (Muse) e Ilan Eshkeri, foi executada pela Orquestra Metropolitana de Londres nos estúdios Abbey Road.

‘Obra atemporal’

Lançado originalmente em 1949, 1984 aborda regimes totalitários, vigilância estatal e manipulação da informação. Com sua nova versão em áudio, a Audible busca “atualizar a experiência da obra para os tempos modernos”, estabelecendo paralelos com questões contemporâneas como polarização política, populismo e controle digital.

Esse poder que o George Orwell teve de antecipar tendências e de trazer alertas mostra o quanto esta é uma obra atemporal, pois continua falando sobre nós, sobre o sistema de poder, sobre como a gente lida com os nossos medos e os nossos desejos e como os sistemas totalitários continuam tentando se fazer presentes”, afirma Lázaro Ramos em comunicado.

Alice Carvalho destaca a complexidade de Julia: “É uma personagem muito interessante e controversa, o que é algo que adoro. Ela não é uma mocinha”. 

A versão brasileira segue os moldes da adaptação em inglês, que teve Andrew Garfield como Winston, Cynthia Erivo como Julia, Andrew Scott como O’Brien e Tom Hardy como O Grande Irmão.

O serviço de assinatura da Audible custa R$ 19,90 por mês e oferece acesso a um acervo de mais de 150 mil títulos. Novos usuários podem testar a plataforma gratuitamente por 30 dias, com uma oferta de três meses grátis para membros Amazon Prime e compradores de dispositivos Amazon até janeiro de 2026.