Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Yellowstone

Yellowstone: Entenda a árvore genealógica da família Dutton

Em '1883', '1923' e 'Yellowstone', acompanhamos as intrigas vividas em três diferentes gerações da família Dutton; conheça seus membros!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/04/2025, às 10h00 - Atualizado em 12/04/2025, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Membros da família Dutton em 'Yellowstone' - Reprodução/Paramount
Membros da família Dutton em 'Yellowstone' - Reprodução/Paramount

Lançada em 2018 e finalizada no fim do ano passado, a série 'Yellowstone' tornou-se um grande sucesso de público como um faroeste moderno repleto de dramas, personagens, dinâmicas familiares conturbadas e relacionamentos difíceis. No centro da narrativa, está John Dutton III, que tenta proteger o rancho de sua família, que é o maior dos Estados Unidos, de um mundo corrupto.

A série fez tanto sucesso que, mesmo que apesar de seu fim em 2024, em sua quinta temporada, o universo Yellowstone não deixa de se expandir: já existem duas séries que funcionam como prequelas, '1883' e '1923', que acompanham a família Dutton e o Rancho Yellowstone em diferentes períodos da história, além de outras duas produções derivadas já confirmadas.

Como cada produção conta com diferentes protagonistas e funcionando como recorte de períodos distintos da história dos Estados Unidos, muitos fãs podem acabar se confundindo com as relações e com a própria família Dutton. Entenda a seguir a árvore genealógica dos Dutton!

Personagens em '1883'

A figura central em '1883' — a produção derivada que mostra as bases da família Dutton e a origem do Rancho Yellowstone — é James Dutton (interpretado por Tim McGraw). É ele quem lidera a família na perigosa jornada pelo oeste dos Estados Unidos do fim do século 19, sendo acompanhado por sua esposa, Margaret (Faith Hill) e seus dois filhos, Elsa (Isabel May) e John (Audie Rick), que tem apenas cinco anos.

James, Margaret e John em '1883' / Crédito: Reprodução/Paramount

James também possui dois irmãos: Claire e Jacob. Ainda em '1883', Claire (Dawn Olivieri) é apresentada como uma mulher que vive um enorme luto, viajando junto à família de James com sua filha, Mary Abel (Emma Malouff), depois da morte de seu marido, Henry — que não chegou a ser representado em momento algum na série — e de seis de seus filhos.

Porém, em dado momento da perigosa jornada, a carroça em que os Dutton viajava sofreu uma emboscada, e Mary Abel foi morta. Inconformada, Claire acaba com sua própria vida no túmulo de sua filha.

Voltando aos filhos de James, vale destaque especial à Elsa, que era a filha mais velha de James e Margaret, além de ser a voz narradora da série. Infelizmente, o desfecho de sua jornada é trágico e precoce, com ela morrendo em decorrência de uma infecção após ser atingida por uma flecha envenenada — e sendo sepultada no local em que os Dutton acabaram por fundar o Rancho Yellowstone.

Elsa Dutton em '1883' / Crédito: Reprodução/Paramount

Em '1993'

Em '1923', acompanhamos a família Dutton no Rancho Yellowstone a partir de outra perspectiva: aqui, quem está liderando a propriedade é o outro irmão de James, Jacob (Harrison Ford). Ele assume o rancho após a morte de seu irmão, e, ao lado de sua esposa, Cara (Helen Mirren), não só administra a propriedade como também cria seus dois sobrinhos como se fossem seus filhos.

Jacob e Cara Dutton em '1923' / Crédito: Reprodução/Paramount

Os sobrinhos em questão são o já mencionado John Dutton — que em '1923' já é um homem adulto (interpretado por James Badge Dale), casado com uma mulher chamada Emma (Marley Shelton), com quem teve um filho, Jack (Darren Mann) — e Spencer Dutton (Brandon Sklenar), o caçula de James e Margaret, que sequer era nascido nos eventos retratados em '1883'.

Spencer, por sua vez, é mostrado em '1923' como um veterano da Primeira Guerra Mundial, que foi trabalhar na África e, durante suas viagens pelo mundo, casou-se com uma mulher chamada Alexandra (Julia Schlaepfer), uma britânica que o conheceu durante uma viagem ao Quênia com seu então noivo, Arthur, mas que acabou se apaixonando por Spencer. 

No entanto, a história de amor tem um desfecho trágico com a morte de Alex, mas não antes de dar à luz a um bebê, filho de Spencer: John Dutton II.

John Dutton adulto, e Alexandra e Spencer Dutton em '1923' / Crédito: Reprodução/Paramount

O primeiro filho de John e Emma, Jack, acaba morrendo de forma sangrenta no episódio 6 da segunda temporada de '1923', e estava prestes a se casar com Elizabeth Strafford (Michelle Randolph).

Dessa forma, o único descendente restante de toda a longa família Dutton é John Dutton II, que aparece em flashbacks em 'Yellowstone' como um homem mais velho, interpretado por Dabney Coleman.

John Dutton II em 'Yellowstone' / Crédito: Reprodução/Paramount

Yellowstone

Como já mencionado, John Dutton II aparece apenas em flashbacks de 'Yellowstone', sendo ele o pai do protagonista desse grande sucesso televisivo, John Dutton III (Kevin Costner).

Vale destacar que a mãe de John III não foi nomeada em momento algum da obra, e que o protagonista também teria um irmão, Peter, mas ele morreu apenas algumas horas após nascer.

Em 'Yellowstone', John III é quem lidera o Rancho Yellowstone, sendo também o governador do estado de Montana. Ele é um homem rico que não permite que seu poder suba à cabeça, e foi casado com uma mulher chamada Evelyn (que só aparece em flashbacks, interpretada por Gretchen Mol), que faleceu após sofrer um acidente de equitação antes mesmo dos eventos retratados na série, e com quem teve quatro filhos.

John Dutton III (Kevin Costner) em 'Yellowstone' / Crédito: Reprodução/Paramount

O filho mais velho de John é Lee (Dave Annable), que presumivelmente se tornaria o próximo líder do rancho, no lugar de seu pai, mas que morreu ainda no primeiro episódio da série, mostrando aos espectadores que a história que adentram seria repleta de tragédias e brutalidade.

Outra filha de John III e Evelyn é Beth (Kelly Riley), uma mulher de personalidade feroz que tanto protege a família, quanto acaba atraindo alguns problemas. Ela é casada com Rip Wheeler (Cole Hauser), um homem que chegou ao rancho ainda quando era adolescente, e se tornou uma das pessoas de maior confiança de John III. Beth e Rip também acabam adotando o jovem Carter (Finn Little), depois da morte de seu pai.

Jamie Dutton (Wes Bentley) é o terceiro filho de John III e Evelyn, mas sua história é um pouco mais complicada. Isso porque ele foi adotado pelo casal Dutton, o que ele só descobre já quando adulto.

E, por fim, o filho mais novo dos Dutton é Kayce (Luke Grimes), cuja história parece estar sempre envolta em conflitos, mas que, no decorrer da série, se mostra uma das figuras mais importantes para o rancho Dutton.

Kayce e Monica em 'Yellowstone' / Crédito: Reprodução/Paramount

Jamie, por sua vez, já esteve romanticamente envolvido com uma mulher chamada Christina (Katherine Cunningham), mas o relacionamento não perdurou. Ainda assim, eles tiveram um filho juntos, que chamaram de James Dutton Jr., mas que Christina aparentemente preferiu manter distante dos dramas familiares dos Dutton.

Por fim, Kayce Dutton também se casou, com Monica Long (Kelsey Asbille), neta do ancião nativo-americano Felix Long (Rudy Ramos), com quem teve dois filhos: Tate (Brecken Merrill) e John IV — este que recebeu o nome em homenagem ao avô, mas que morreu logo após seu nascimento, devido a complicações sofridas por Monica durante o parto, após um acidente de carro que sofreu enquanto ia para o hospital.