Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sérvia

Suposto uso de arma sônica em protestos na Sérvia é investigado

Após manifestantes serem dispersados abruptamente de maneria misteriosa, polícia sérvia é suspeita de usar arma sônica ilegalmente

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 02/04/2025, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de momento em que manifestantes se dispersaram na Sérvia - Reprodução/Redes Sociais
Imagens de momento em que manifestantes se dispersaram na Sérvia - Reprodução/Redes Sociais

No último mês, a Sérvia vem vivendo uma grande onda de protestos contra o governo. Originalmente, os manifestantes se organizaram em memória às vítimas de um desabamento de teto de uma estação de trem em Novi Sad que vitimou quinze pessoas.

A tragédia foi associada pelos sérvios principalmente à corrupção do governo e à construção de má qualidade. Os protestos, inclusive, levaram o primeiro-ministro Milos Vucevic a renunciar. 

E mais recentemente, os protestos levaram à grande repercussão de um vídeo curioso nas redes sociais. Isso porque, nas imagens, é possível observar uma multidão em Belgrado que, abruptamente, se dissipou do centro de uma avenida, correndo para as calçadas.

Um estudante que estava presente mencionou ter escutado um "estrondo", seguido por um barulho semelhante ao de um avião passando próximo, além de sentir que havia algo acelerando em direção à multidão.

As pessoas se sentiram fracas e algumas caíram", relatou o advogado Bozo Prelevic, ex-ministro do interior, à mídia local.

Esse episódio, registrado no dia 15 de março, colocou grande pressão sobre o presidente Aleksandar Vucic, que já enfrenta os maiores protestos civis em décadas, para que ele explicasse o incidente.

Arma proibida

Uma suspeita que poderia justificar o episódio seria o uso de armas sonoras — também conhecidas como armas sônicas — pela polícia sérvia. Este aparato, cujo uso é ilegal na Sérvia, emprega um som extremo capaz de incapacitar alvos, além de oferecer risco de danificar o ouvido, e até causar dores de cabeça e náuseas.

A primeiro momento, as autoridades negaram possuir tal dispositivo, porém, mais recentemente, o ministro do interior Ivica Dacic admitiu que a polícia de Belgrado adquiriu Dispositivos Acústicos de Longo Alcance dos Estados Unidos em 2021. Agora, a polícia, a agência de segurança e inteligência e as Forças Armadas do país negam a utilização nos manifestantes.

A geolocalização dos vídeos sugere que a onda viajou para o sul por mais de 500 metros. "A rua esvaziou... como quando Moisés abriu o Mar Vermelho", comentou Zoran Radovanovic, um epidemiologista que estava em meio aos manifestantes.

A Omega Foundation, um órgão internacional de defesa dos direitos humanos, afirmou que as fotos e relatos de testemunhas sobre o episódio ainda eram inconclusivas, mas sugeriram que o dispositivo pode ter sido usado. "Nós realmente não vimos um efeito como esse antes. Foi muito distinto", afirmou Neil Corney, pesquisador da fundação.

Já a Earshot, uma organização sem fins lucrativos que é especializada em investigações de áudio, também analisou a filmagem e pontuou que o barulho descrito em vários relatos pode ter vindo de uma arma de anel de vórtice. Esse é um dispositivo ainda experimental e não letal, que pode ser utilizado no controle de multidões a partir do uso de vórtices de ar ou fás de alta energia.

Por isso, neste sábado, 29, o presidente sérvio relatou que a Rússia enviou especialistas de seu serviço de inteligência, a FSB, para investigar o caso a pedido de Belgrado. Na segunda-feira, 31, também foi relatado que investidores do FBI, dos Estados Unidos, também chegariam para investigar o caso.