O SS United States, transatlântico lendário que detém o recorde de velocidade no Atlântico, será afundado na costa da Flórida
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 04/04/2025, às 18h20 - Atualizado em 06/04/2025, às 12h26
Um dos maiores ícones da engenharia naval do século passado, o SS United States está prestes a encontrar um novo propósito: mas, agora, no fundo do mar. Após décadas de abandono, o transatlântico de mais de 300 metros de comprimento será transformado no maior recife artificial do mundo, servindo como habitat marinho e atração para mergulhadores.
Atualmente, o navio passa por uma minuciosa limpeza no Porto de Mobile, Alabama, onde trabalhadores removem resíduos químicos, fiação, plástico e outros materiais para reduzir impactos ambientais da embarcação.
Com previsão de ser afundado até o final deste ano, a embarcação será posicionada em um dos três locais permitidos, que fica a cerca de 37 quilômetros da cidade de Destin, no estado da Flórida.
O SS United States se tornou o centro de uma competição entre condados da Flórida, cada um buscando garantir que o navio seja afundado em sua costa para impulsionar o turismo.
O Condado de Bay ofereceu US$ 3 milhões para que a embarcação fosse afundada mais próxima de Panama City Beach, enquanto o Condado de Escambia propôs US$ 1 milhão para colocá-lo perto de Pensacola.
Já o Condado de Okaloosa, que atualmente detém a propriedade do navio, planeja manter a embarcação em suas águas e fortalecer sua reputação como a "capital do mergulho da Flórida".
"Estamos até tentando superar as Florida Keys", disse ao 'Independent' Alex Fogg, gerente de recursos costeiros de Okaloosa, ressaltando o impacto econômico positivo do projeto.
Atualmente, a região já conta com mais de 500 recifes artificiais, incluindo diversos naufrágios menores, que atraem turistas e geram milhões de dólares anualmente para a economia local.
Apesar do entusiasmo de autoridades locais e do setor turístico, o naufrágio do SS United States enfrenta resistência. Um grupo de preservação histórica entrou com uma ação na justiça federal de Pensacola para impedir a submersão da embarcação, argumentando que seu valor cultural e histórico justifica sua preservação em terra.
O SS United States, que detém o recorde de velocidade transatlântica desde sua viagem inaugural em 1952, já foi alvo de várias tentativas de restauração, todas frustradas pelos altos custos. Com a falta de recursos para transformá-lo em museu ou mantê-lo em exposição, os especialistas alertam que a alternativa ao naufrágio seria a venda como sucata.
Quando o navio for implantado como um recife artificial, haverá mais pessoas visitando-o no primeiro mês submerso do que nos últimos 30 anos", destacou Fogg.
O SS United States já foi considerado um símbolo do poderio naval dos Estados Unidos, servindo tanto para transporte de passageiros quanto para uso militar. Em sua viagem inaugural, cruzou o Atlântico em apenas três dias, 10 horas e 40 minutos, batendo o recorde do RMS Queen Mary em 10 horas. Mais de 70 anos depois, ele se prepara para uma nova jornada, dessa vez rumo às profundezas do oceano.
Segundo o 'The Independent', com sua transformação em recife artificial, o gigante dos mares passará a servir de lar para diversas espécies marinhas, ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo de mergulho. Mas até que as disputas sejam resolvidas e a batalha judicial chegue ao fim, seu destino final segue envolto em incertezas.