Uma varredura digital inédita dos destroços do Titanic trouxe novas evidências sobre as horas finais do transatlântico, que afundou em abril de 1912
Uma varredura digital inédita feita nos destroços do RMS Titanic trouxe novidades sobre os instantes finais do transatlântico, que afundou em 14 de abril de 1912. As imagens detalham como o navio sofreu perfurações no casco após colidir com um iceberg no Atlântico Norte e se partiu em dois antes de submergir. O desastre vitimou mais de 1.500 pessoas.
A análise dos registros, divulgada nesta terça-feira, 8, pela BBC, integra a produção do documentário Titanic: The Digital Resurrection, da National Geographic e da Atlantic Productions. Para recriar digitalmente a embarcação em escala real, robôs subaquáticos captaram mais de 700 mil imagens de diversos ângulos ao longo de dois anos.
As imagens tridimensionais oferecem uma nova perspectiva sobre a sala de caldeiras. Segundo a BBC, elas confirmam relatos de que engenheiros permaneceram a bordo até o último instante para manter as luzes do Titanic acesas.
Na reconstrução digital, algumas caldeiras aparecem côncavas, sugerindo que ainda estavam em funcionamento ao tocar a água. No convés da popa, uma válvula de vapor aberta indica que o sistema de eletricidade continuava operando durante o naufrágio.
Parks Stephenson, especialista no Titanic, destacou que a dedicação da equipe liderada por Joseph Bellsalvou muitas vidas. Todos os engenheiros pereceram no navio, permanecendo nas fornalhas para garantir o fornecimento de carvão enquanto os botes salva-vidas eram lançados.
Eles mantiveram as luzes e a energia funcionando até o fim, permitindo que a tripulação realizasse a evacuação com alguma visibilidade, evitando o caos total. Essa bravura está simbolizada pela válvula de vapor aberta na popa", afirmou à BBC.
Após o naufrágio, a proa do Titanic afundou de forma quase vertical, enquanto a popa se despedaçou ao atingir o fundo do mar. Especialistas atribuem os danos ao impacto violento contra o solo oceânico.
A varredura também revelou a destruição de uma escotilha que, segundo os analistas, pode ter sido atingida diretamente pelo iceberg. A descoberta corrobora relatos de sobreviventes que descreveram a invasão de gelo em algumas cabines no momento da colisão.
Simulações indicam que o Titanic colidiu apenas uma vez com o iceberg, resultando em uma sequência de perfurações ao longo de uma área estreita do casco. No entanto, segunda a BBC, a varredura digital não conseguiu registrar essa seção, pois ela está soterrada no fundo do oceano.