Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

NASA oferece milhões por solução para sacos de fezes, urina e vômito deixados na Lua

Agência espacial busca ideias inovadoras para reciclar dezenas de sacos de excrementos deixados pelas missões Apollo, deixados há mais de meio século

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 09/04/2025, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Armstrong e Edwin Aldrin na Lua em 20 de julho de 1969 - Reprodução/NASA
Neil Armstrong e Edwin Aldrin na Lua em 20 de julho de 1969 - Reprodução/NASA

A NASA lançou um desafio peculiar e milionário: encontrar uma maneira de dar um novo propósito a 96 sacos contendo fezes, urina e vômito, descartados por astronautas das missões Apollo na Lua há mais de meio século.

A agência espacial americana está oferecendo US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 18 milhões) para quem inventar um método eficiente de "reciclar" esse material, transformando-o em recursos valiosos como água, energia e fertilizante.

Batizado de "Desafio LunaRecycle", a iniciativa visa incentivar cientistas e inovadores a solucionar esse problema inusitado e estabelecer um "legado biológico" para as futuras missões lunares. A NASA enfatizou que o objetivo final é "reduzir as emissões tóxicas" associadas ao descarte de resíduos em missões espaciais de longa duração.

"A NASA está comprometida com a exploração espacial sustentável. À medida que nos preparamos para futuras missões espaciais tripuladas, precisaremos considerar como minimizar vários fluxos de resíduos, incluindo resíduos sólidos, bem como armazená-los, processá-los e reciclá-los em um ambiente espacial para que sejam devolvidos à Terra o mínimo possível", declarou a agência.

Solução

Durante a histórica missão Apollo 11, que levou os primeiros humanos à Lua em 1969 (Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins), os astronautas precisaram abandonar diversos itens, incluindo trajes espaciais, equipamentos técnicos e seus próprios dejetos embalados em sacos, para otimizar o peso da nave e dar espaço às amostras lunares coletadas.

Agora, segundo o 'Extra Globo', com o programa Artemis se preparando para levar humanos de volta à superfície lunar, a NASA busca uma solução engenhosa para lidar com esse "lixo espacial" deixado para trás. A agência pretende analisar as propostas submetidas e espera encontrar uma maneira útil e sustentável de reaproveitar esse material biológico.