Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Como uma foto de escola ajudou a reunir 'namoradinhos' de infância 85 anos depois

Jim Dougal e Betty Davidson, ambos com 96 anos, estudaram juntos na década de 1930 em Eyemouth, na Escócia; antiga foto de escola ajudou a reuni-los

Redação Publicado em 02/04/2025, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jim Dougal e Betty Davidson se reencontraram após mais de 85 anos - Reprodução/Facebook
Jim Dougal e Betty Davidson se reencontraram após mais de 85 anos - Reprodução/Facebook

Uma antiga foto de escola ajudou a reunir dois namoradinhos de infância depois de 85 anos. Jim Dougal e Betty Davidson, ambos com 96 anos, estudaram juntos na década de 1930 em Eyemouth, na Escócia, e costumavam ir para a escola de mãos dadas. No entanto, perderam contato por volta de 1939, quando a família de Jim se mudou.

Segundo informações da BBC, o reencontro só aconteceu graças a Alistair, filho de Jim, que decidiu pesquisar sobre os antigos colegas de escola do pai. Durante sua investigação, encontrou uma foto da turma da Escola Primária de Eyemouth, tirada em 1936. 

Na imagem, havia 32 crianças, incluindo Betty. Determinado a descobrir o destino de cada uma delas, ele recorreu a registros e às redes sociais, descobrindo que muitos haviam falecido ou se mudado para países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

foto
Fotografia da turma da Escola Primária de Eyemouth, tirada em 1936 / Crédito: Reprodução

Reencontro

A primeira pessoa que ele localizou viva foi Margaret MacCauley, ainda residente na região de Eyemouth. Depois, encontrou Betty, que havia se mudado para North Yorkshire na década de 1950. 

Sem certeza de que se tratava dela, Alistair compartilhou a foto em um grupo no Facebook chamado Eyemouth Past, pedindo ajuda. Pouco tempo depois, a sobrinha de Betty, Maureen Stevenson, confirmou que a tia estava viva e bem.

A partir daí, Alistair entrou em contato com Betty, que se emocionou ao saber que Jim também estava vivo. Ela ainda guardava uma foto antiga dos dois juntos, ao lado de sua irmã Wilhelmina, tirada por volta de 1936. Quando se reencontraram, quase 90 anos depois, refizeram a pose da imagem, felizes por se verem novamente.

"Ele era bastante tímido, mas sempre fomos bons amigos", contou à BBC. Jim também se recordava bem da antiga amiga e descreveu o reencontro como "fantástico".

Ela ainda tem aquele brilho nos olhos e um toque do cabelo loiro que eu lembrava."

O esforço de Alistair não apenas reuniu os dois amigos, mas também revelou que, dos 32 alunos da foto, apenas três permanecem vivos: Margaret, Jim e Betty. "Que Betty seja um deles parece destino — como diz meu pai", afirmou.