Órfã parecia ter encontrado seu final feliz com a família Mans quando foi adotada em 2023, após ser abandonada pelos pais adotivos anteriores
A série "Uma Família Perfeita"já está disponível no Disney+. Com Ellen Pompeo em papel de destaque, a produção narra a história de Natalia Grace (Imogen Faith Reid), órfã abandonada após adoção. Entretanto, esta não é a primeira peça audiovisual produzida sobre o caso.
Os espectadores de "O Curioso Caso de Natalia Grace” ficaram em choque em janeiro passado, quando a história da órfã com nanismo revelou uma última reviravolta — algo tão atípico que até parece ficção.
A menina ucraniana parecia ter encontrado seu final feliz com a família Mans quando foi adotada em 2023, após ser abandonada pelos pais adotivos anteriores, Michael e Kristine Barnett, em 2013.
Mas, nos últimos minutos do programa da Investigation Discovery, foi revelado que Antwon e Cynthia Mans também estavam começando a desconfiar de sua filha adotiva. “Algo não está certo com a Natalia. Essa garota está surtando," disse Antwon aos produtores em um áudio do ano passado. "Eu sinto que ela é a inimiga dentro de casa. E ela nos disse que a mantivemos refém. Nos fez parecer os inimigos."
Em uma matéria da revista People, publicada no começo deste ano, Natalia se pronunciou pela primeira vez desde 2019 sobre sua vida hoje, após ter sido forçada a fugir da família que amava há mais de uma década.
Quando completou 21 anos, tensões começaram a surgir entre ela e os Mans devido a sua independência e vida amorosa, que ela não poderia mais ignorar.
Depois que seu pai, Antwon, descobriu que ela estava trocando mensagens com um homem chamado Neil no Facebook — incluindo vídeos e fotos sexualmente explícitas — ele lhe confiscou o celular e proibiu que continuassem o relacionamento.
“Algo não está certo com a Natalia", disse ele no documentário. "Ela está com esse cara online. Ele virou ela contra a gente. Ela está pronta para ir para o inferno com as calças de gasolina."
Enquanto isso, embora Natalia recuse confirmar ou negar as acusações, várias testemunhas, incluindo vizinhos e amigos, afirmam na nova temporada do programa que viram os Mans espancarem Natalia com um cinto, a baterem na cara, a trancarem em um quarto e a agredirem.
Anna Newlin, que uma vez morou com a família Mans e seu filho, alega no programa que Natalia foi empurrada escada abaixo e abusada. Seu ex-marido, Matthew, afirma que testemunhou Antwon espancando brutalmente Natalia com um cinto no porão da igreja deles. "Eu ficava dizendo para [Natalia], 'Você precisa sair daí o quanto antes,'” diz Matthew. "Você precisa ir embora antes que te matem!"
Dias antes do Natal de 2023, Natalia fugiu dos Mans, que já haviam se mudado para Nashville, Tennessee.
Após arranjos complexos feitos através do novo namorado de Natalia, que mora no Reino Unido, Neil entrou em contato com Nicole DePaul — uma amiga antiga que, com o marido, Vincent, uma vez tentou adotar Natalia, mas teve o pedido recusado em 2009 — e pediu que ela fosse de carro até a casa da família DePaul, no norte do estado de Nova York, para resgatar Natalia secretamente em uma igreja em Nashville.
Assim, Nicole e Natalia dirigiram de volta para Nova York, onde a ucraniana mora atualmente com os DePauls. Como mostrado na nova temporada, Natalia estava nervosa em desafiar a autoridade de seus pais ao fugir.
Assim que entrei no carro, tive que mandar uma mensagem para minha mãe dizendo que não fui sequestrada nem estava morta,” diz ela. “Foi um momento emocional. Eu precisava abrir minhas asas", conta.
"Ei, amor, estou tão, tão grata por você ter me encontrado," Natalia diz a seu namorado em uma conversa telefônica do carro dos DePauls. "Eu te amo tanto."
Os dois começaram a se comunicar nas redes sociais. "No começo era só uma mensagem pequena e depois eu comecei a sentir algo e ele também começou a sentir," diz Natalia. "Eu só abri meu coração. Foi muito bom."
Logo depois, Neil entrou em contato com os produtores e contou que acreditava que Natalia estava em perigo e precisava sair da casa dos Mans. Ao mesmo tempo, ele entrou em contato com os DePauls para pedir ajuda.
"Primeiro, eu pensei, 'Não sei quem você é,' e achei que fosse só mais uma pessoa, então ignorei o Neil," conta Nicole à People. "Ele finalmente me mandou algumas provas de que ele realmente era quem dizia ser — aí eu passei a acreditar que estava conversando com uma pessoa de verdade que conhecia a Natalia."
"Foram mais ou menos um mês de comunicação diária com ele e ele também se comunicando com ela — então eu soube que precisávamos fazer algo," continua Nicole. "[Os Mans] tiraram tudo de Natalia. Foram lá e mudaram o beneficiário para pegar todo o dinheiro da previdência social dela. Isso tudo me deu arrepios. Não estava certo de forma alguma."
Nicole conta à People: "Eu sei com certeza que eles a mantiveram isolada. Ela nos contou que levou surras deles." Várias outras pessoas que aparecem no documentário afirmam que os Mans roubaram o dinheiro de Natalia, usando parte dele para comprar uma casa nova. Neil — cujo rosto é oculto no documentário — afirma ter chamado a polícia contra eles.
Cynthia Mans diz no documentário: "A primeira coisa que passou pela minha cabeça foi que [Neil] ia pedir um resgate — porque não é segredo que, você sabe, temos um pouco de dinheiro — ou ele ia levar [Natalia] para lá e traficá-la."
Desde que Natalia deixou Nashville e se mudou para o estado de Nova York, os DePauls — que, assim como Natalia, são pessoas de estatura reduzida e têm uma filha, Mackenzie, de 19 anos, próxima à idade de Natalia — têm oferecido a ela a tão desejada sensação de estabilidade.
Nicole confessa abertamente que, embora a vida delas juntas hoje seja geralmente harmoniosa, há momentos em que ela não confia em Neil e a família nem sempre se dá bem com Natalia.
Mas isso é esperado, diz ela, especialmente com alguém como Natalia, que foi diagnosticada com transtorno de apego reativo, uma condição comportamental comum em orfanatos, além de ansiedade, TDAH e Transtorno Pós Traum.
Ela provavelmente fez coisas estranhas no passado? Sim,” diz Nicole. “Mas quando você adota uma criança, você a aceita como sua. Você não a abandona quando ela não se encaixa no seu quebra-cabeça. A Natalia passou por tanta coisa.”
Olhando para sua jornada, Natalia admite à revista: "Foi uma grande curva de aprendizado para mim. Na maior parte do tempo, fiz as pazes. Com certeza é uma bênção estar viva hoje. E não há nada que eu possa fazer para mudar o passado."
Agora que ela se apaixonou, saiu da casa dos Mans e pode depositar dinheiro na sua própria conta, Natalia conclui afirmando que finalmente se sente livre.