A série "El Turco", que estreou recentemente no Globoplay, guia o público por uma aventura de época, mesclando ação, romance e intrigas políticas
A nova série 'El Turco', que estreou recentemente no Globoplay, leva o público por uma emocionante aventura de época, que mistura ação, romance e intrigas políticas.
Ambientada no século XVII, a trama acompanha a saga de Balaban Ağa (Can Yaman), um soldado janízaro do Império Otomano que, após ser ferido na célebre Batalha de Viena em 1683, encontra refúgio na pitoresca vila de Moena, na província de Trento, Itália.
Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre a produção para saber antes de acompanhá-la.
A série "El Turco" é uma produção histórica ambientada em 1683, que segue a trajetória de Balaban Ağa, um soldado do exército janízaro do Império Otomano. Após ser gravemente ferido na Batalha de Viena, Balaban é resgatado pelos habitantes da vila de Moena, nos Alpes italianos.
Adotando o nome "El Turco", ele conquista a confiança dos locais e lidera uma revolta contra os impostos injustos impostos pelos senhores feudais, tornando-se uma figura lendária na região.
Conforme conta o site do Gshow, a história é inspirada na lenda italiana de “La Turchia”, profundamente enraizada na tradição local de Moena. Segundo a lenda, um janízaro otomano, conhecido pelos moradores como “Il Turco” (“O Turco”), foi acolhido na vila após a falha da tentativa otomana de conquistar Viena.
Lá, ele se estabeleceu, casou-se com uma moradora e assumiu um papel de liderança na comunidade, ajudando os habitantes a resistir à opressão dos senhores feudais. Em reconhecimento à sua contribuição, Moena celebra anualmente o festival “La Turchia”, de 19 a 21 de agosto, que homenageia a fusão das culturas italiana e turca por meio de desfiles, apresentações musicais e trajes tradicionais.
A lenda exerce tamanha influência em no local que a vila é comumente chamada pelos moradores de "La Turchia". No centro da cidade, uma estátua do janízaro otomano representa a união cultural e a amizade entre as duas comunidades.
O ator Can Yaman, de 35 anos, é conhecido por sua participação nas novelas “A Sonhadora” ("Erkenci Kus", no original) e "Sr. Errado" ("Bay Yanlis", no original). Nas duas produções, vive o par romântico das protagonistas.
A popularidade entre os brasileiros se relaciona ao fenômeno das novelas turcas no país. Yaman - que nasceu em Istambul, na Turquia, mas atualmente vive na Itália - já visitou o Brasil em outras ocasiões.
Além do artista turco, o elenco inclui: Greta Ferro (Gloria), Will Kemp (Marco Benedetti di Vicenza), David Nykl (Príncipe Francesco di Paulo), Slavko Sobin (Guido), Magnus Samuelsson (Gunther), Madalena Aragão (Elda).
Para dar vida a Balaban, Yamandedicou-se intensamente à preparação física e técnica. Ele contou ao Gshow que foram "8 meses de trabalho intenso" e que precisou "trabalhar que nem um guerreiro, ser um atleta durante esse processo".
“Adquiri novas habilidades como ator, como andar a cavalo, fazer artes marciais, arco e flecha, uso de espadas, entre outras. Em resumo, podemos dizer que 'El Turco' me deu muito. Estou ansioso para compartilhar isso com o Brasil e o mundo, e torcendo muito para que todos gostem”, destacou.
"El Turco" está disponível exclusivamente no catálogo do Globoplay. A primeira temporada completa, composta por seis episódios, já pode ser assistida pelos assinantes da plataforma. Até o momento, não há anúncios oficiais sobre uma possível sequência da série.