Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 1883

1883: Elsa estava grávida quando morreu? Veja a teoria

Fãs do universo de Yellowstone acreditam que Elsa Dutton estaria grávida de Ennis quando morreu ao final de 1883; entenda!

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/03/2025, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isabel May como Elsa Dutton em 1883 - Divulgação
Isabel May como Elsa Dutton em 1883 - Divulgação

Poderia Elsa, protagonista de 1883, estar grávida no momento de sua morte? A série nunca esclareceu se a relação de Elsa Dutton (Isabel May) com Ennis (Eric Nelsen), consumada no episódio 5 da primeira temporada, "The Fangs of Freedom", resultou em uma gravidez. Uma teoria, porém, aponta para essa possibilidade.

No dia seguinte ao encontro do casal, a mãe de Elsa, Margaret (Faith Hill), alerta a filha sobre as consequências de suas escolhas. Considerando que, na época, não havia métodos confiáveis de contracepção, existe uma possibilidade real de que Elsa pudesse, de fato, ter engravidado.

No entanto, 1883 nunca chegou a dar qualquer indício concreto sobre isso. Ennis morreu logo no episódio seguinte, e a própria Elsa encontrou seu fim no final da temporada, depois de ser atingida por uma flecha. Ela mesma escolheu o local onde seria enterrada, que acabou se tornando o ponto inicial para a fundação do rancho dos Duttons, por seus pais, James (Tim McGraw) e Margaret.

De acordo com o portal Screen Rant, embora não haja uma resposta definitiva, a especulação em torno da possível gravidez de Elsa se tornou um elemento poderoso na narrativa da série e, de certa forma, 1883 usou essa possibilidade como um artifício emocional, sugerindo um futuro que, no fim, foi cruelmente interrompido.

Desde o episódio piloto, que mostra a cena em que Elsa é atingida por uma flecha, seu destino trágico já estava anunciado. Mas, ao manter viva a esperança de que ela pudesse estar grávida, a série conseguiu manter os espectadores em suspense até o desfecho.

Na sequência "1923", Elsa continua presente como narradora, com a voz de Isabel May guiando a história diretamente do além.

Genealogia

Genealogicamente, Elsa é sobrinha de Jacob Dutton (Harrison Ford), o patriarca de 1923, irmão de seu pai, James. Ela é irmã mais velha de John Dutton Sr. (James Badge Dale) e Spencer Dutton (Brandon Sklenar). Jack Dutton, filho de John e Emma, é, portanto, sobrinho de Elsa e único membro da terceira geração dos Duttons apresentado em 1923. Caso Elsa tivesse tido um filho, isso teria alterado profundamente a linhagem da família, acrescentando mais um herdeiro direto ao legado Dutton.