Adotada pelo casal Barnett em 2010, Grace foi vítima de abandono e abusos por parte dos pais adotivos; caso inspirou série no Disney+
A série "Uma Família Perfeita"já está disponível no Disney+. Com Ellen Pompeo em papel de destaque, a produção conta a intrigante história de Natalia Grace (Imogen Faith Reid), órfã abandonada após adoção.
Grace era uma menina em 2010, quando foi adotada pelo casal Barnett. Portadora de um caso raro de nanismo, ela foi vítima de abusos da família adotiva, que a abandonou por pensar que Natália seria, na verdade, uma adulta disfarçada com más-intenções.
Com a repercussão da série e do documentário sobre o caso — The Curious Case of Natalia Grace —, muitas teorias sobre o passado da órfã passaram a circular nas redes.
Em meio a esse cenário, uma reportagem do Hollywood Reporter publicada em janeiro de 2024 abordou as possíveis origens de Grace.
Conforme divulgado pelo HR, a verdadeira idade de Natalia continua sendo um enigma, em parte devido à ausência de uma certidão de nascimento ucraniana. Um incidente envolvendo esgoto no hospital onde ela nasceu resultou na perda de seus registros de adoção.
Além disso, segundo o agente especial do FBI Kenneth J. Maxwell, o juiz responsável pelo processo de adoção de Natalia foi demitido por corrupção apenas um mês depois, e seus registros de nascimento desapareceram.
A mãe biológica de Natalia, Anna Cava, que renunciou aos seus direitos parentais devido à condição da filha, afirmou em entrevista que nunca teve contato com ela após a adoção. Segundo Anna, ela não sabia onde a menina estava e apenas foi informada de que havia sido transferida para os Estados Unidos.
Em um depoimento separado de 2014, um especialista do FBI em crimes infantis entrevistou Natalia, que relatou ter sido vítima de abuso ainda na Ucrânia. Ela contou que um homem a tocou de forma inapropriada e colocou algo em seu rosto.
Ao Hollywood Reporter, a agente especial aposentada do FBI, Veronica Maxwell, levantou suspeitas sobre o destino de Natalia antes da adoção:
Eu ficaria surpresa se Natalia tivesse sido entregue a pessoas diferentes por motivos nefastos? Talvez traficada? Eu não ficaria surpresa com nada".
O desaparecimento de documentos e as circunstâncias obscuras de sua adoção levantam questões sobre o que realmente aconteceu com Natalia antes de sua chegada aos Estados Unidos.