Tema de nova série no Disney+, Natalia Grace foi centro de polêmica quando criança, quando pais adotivos pensavam que ela era uma adulta disfarçada
Publicado em 27/03/2025, às 19h00
Nas últimas semanas, voltou a chamar atenção entre internautas a história da jovem Natalia Grace, que em 2010 foi centro de grande polêmica nos EUA depois que sua família adotiva a abandonou, acreditando que ela era, na verdade, uma mulher mais velha que fingia ser criança. O caso voltou a repercutir após o lançamento da série 'Uma Família Perfeita', que narra os acontecimentos da época.
Nascida na Ucrânia, Natalia Grace possui uma forma rara de nanismo, e foi adotada por Kristine e Michael Barnett em 2010. Porém, toda a confusão envolvendo ela e o casal — que além de acusarem-na de ser uma adulta mentindo sobre a idade, também disseram que ela os ameaçava e tinha "comportamentos sociopáticos" — culminou em um julgamento que mudou legalmente sua idade de oito para 22 anos, e ela foi forçada a viver sozinha em um apartamento alugado pelos Barnett.
Porém, a menina não foi deixada à mercê por tanto tempo, e não demorou até que outra família a adotasse: Cynthia e Antwon Mans. Apesar de inicialmente eles se mostrarem como figuras acolhedoras e que possibilitariam um pouco de esperança para Natalia, também houve problemas, e a garota acabou sendo adotada, finalmente, por Vince e Nicole DePaul. Hoje, Natalia tem 21 anos, e vive com os novos familiares em Nova York.
Antes mesmo de 'Uma Família Perfeita', a história de Natalia Grace já foi contada no documentário 'O Curioso Caso de Natalia Grace' — disponível no Max —, em que ela expressa não só seu ponto de vista sobre o caso com os Barnett, como também aponta uma teoria de que os Mans teriam tentado chantagear Natalia, com as mensagens que ela trocou com seu namorado online, Neil — figura crucial para conectá-la aos DePaul.
Mas afinal, Natalia foi mesmo chantageada? Ou os Mans fizeram algum tipo de "lavagem cerebral" na menina, para que ela alegasse ser apoiada e estar feliz ao lado deles no início de 'O Curioso Caso de Natalia Grace'? Entenda!
Em uma cena do terceiro episódio de 'O Curioso Caso de Natalia Grace', a especialista jurídica Beth Karas explica a teoria de que os Mans poderiam tentar chantagearNatalia, apresentando um telefonema da família para os produtores da série em 2023, em que eles alegaram estar desconfiando de Natalia, e acusarem-na de ter "feito outras coisas".
Na prática, não está nada claro o que os Mans queriam dizer com aquilo, mas o que a série acaba revelando é que os pais adotivos de Natalia não gostaram de saber que ela estava se comunicando, sem o conhecimento deles, com um homem chamado Neil, que ela conheceu no Facebook — e, inclusive, a fez cogitar morar no Reino Unido para ficar ao lado dele.
No segundo episódio da série documental, os Mans e Natalia falam sobre esse conflito e como ele foi supostamente resolvido: a jovem apagou as mensagens com Neil de sua conta no Facebook.
Porém, no terceiro episódio, o que Karas sugere é que, na verdade, a família pode ter mantido as conversas privadas para usar contra Natalia, caso ela alegasse publicamente que estava sendo maltratada.
Então estou começando a perceber que Natalia não está sofrendo lavagem cerebral de Cynthia e Antwone. Ela está sendo chantageada por eles. Natalia está mentindo na câmera porque eles têm sujeira sobre ela", conta Nicole DePaul no documentário.
Depois que o próprio Neil contatou os DePaul — que inclusive tentaram adotar Natalia antes de toda a confusão, ainda em 2009 —, relatando os abusos que a garota sofria com os Mans, Nicole e sua irmã dirigiram de Nova York, onde vivem, até Nashville, Tennessee, onde os Mans residiam, para buscar a jovem e levá-la consigo.
Desde então, Natalia passou a viver com os DePaul em Nova York. No entanto, ela ainda viveu momentos turbulentos, como os pedidos constante dos Mans, que queriam que ela retornasse. Porém, ao lado dos DePaul, a garota finalmente revelou mais detalhes sobre o que viveu com essa segunda família.
Para reforçar os argumentos, vizinhos e amigos dos Mans também falaram no documentário. Um deles, inclusive, alegou já os ter visto chicoteando Natalia com um cinto, agredindo-a fisicamente e a mantendo trancada no quarto, repercute a revista People.
Depois que 'O Curioso Caso de Natalia Grace' foi concluído, com a revelação dos abusos sofridos por Natalia nas mãos dos Mans, a jovem finalmente pôde virar essa página em sua vida e passou a viver mais tranquilamente com os DePaul. Hoje, Natalia está focada em seu futuro, e pretende se tornar professora.