Em entrevista ao Aventuras na História, Dallas Jenkins, criador de The Chosen, explica o quão a nova temporada se baseou na obra renascentista
Fenômeno mundial do streaming, a série independente The Chosen chega neste ano à sua quinta temporada, com o subtítulo "Última Ceia". Com o drama histórico preparando terreno para representar a morte de Jesus (Jonathan Roumie) nas telas, a nova temporada promete mergulhar nas emoções dos seguidores de Cristo neste momento tão significativo.
O tema da nova leva de episódios remete não apenas a um episódio central na cronologia da vida de Cristo, como também nos faz lembrar de obras consagradas da Arte Ocidental, como a pintura de mesmo nome do renascentista Leonardo Da Vinci (1452/1519), objeto de inúmeras releituras ao longo dos séculos.
Em entrevista ao Aventuras na História, Dallas Jenkins, criador e diretor da série, responde se a cena emblemática da nova temporada se inspirou na obra renascentista.
Segundo Jenkins, o conceito por trás da nova temporada consiste no distanciamento da teatralidade que algumas representações da Santa Ceia podem transmitir. Consequentemente, o diretor buscou retratar o episódio da forma mais realista e fidedigna possível.
Logo, o contraste com a magnitude da representação do pintor renascentista fez com que a produção da série tomasse outros caminhos ao retratar o episódio.
"Eu amo a pintura de Da Vinci. É muito emocional e evocativa. Mas a série é muito diferente. O quadro não é judaico, [nele] os apóstolos comem pão de lavanda e os personagens são brancos. 'The Chosen' nos mostra que essas são pessoas reais, não apenas fruto de uma pintura. E a obra está muito longe de honrar a memória judia, pois não representa como a ceia deveria ter sido de fato", afirmou Jenkins.
Em seu relato, Dallas também reconheceu o impacto massivo e universal da obra de Da Vinci, destacando como a obra atinge tanto adeptos do cristianismo quanto pessoas não-religiosas.
Todo mundo já ouviu falar da 'Última Ceia'. Mas é bom que lembremos: essas são pessoas, não pinturas. Nós temos aqui a chance de entender seus relacionamentos, sua intimidade e o significado do episódio", explicou Dallas.
"Queremos trazer a narrativa para próximo do público, para perceberem que não se trata de algo distante ou mesmo remoto, mas, sim, um acontecimento íntimo e pessoal", concluiu o diretor.
A primeira parte (episódios 1 e 2) da quinta temporada de The Chosen está confirmada para estrear nos cinemas brasileiros no próximo dia 10 de abril. Até lá, os fãs podem assistir aos episódios anteriores da série no Amazon Prime Video.