Criada em 2019, petição a favor dos irmãos que inspiraram "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", da Netflix, ultrapassou 300 mil assinaturas
Assunto ao redor do mundo com o lançamento de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", da Netflix, o caso dos irmãos Lyle e Erik Menendez fortaleceu o movimento público para que eles obtenham um novo julgamento.
Nos anos 90, ambos foram condenados a prisão perpétua pelo assassinato dos próprios pais em 1989. Enquanto a acusação alegava que eles mataram visando a herança da família, os rapazes alegavam que foram alvo de abuso físico e emocional.
Mais de 300 mil pessoas assinaram uma petição solicitando um novo julgamento para Lyle e Erik,visando libertá-los da prisão. A produção da Netflix trouxe à tona o interesse pelo polêmico caso dos irmãos Menendez.
Desde a condenação, muitos argumentam, principalmente no TikTok, que os irmãos merecem um novo julgamento devido aos abusos que teriam sofrido.
A petição em questão foi criada em 2019 por Micailla Beachman no site Change.org, sob o título "Apelo para os Irmãos Menendez". A petição apela para uma lei californiana que permite que pessoas encarceradas, condenadas por crimes relacionados a experiências de abuso, submetam um pedido de habeas corpus para contestar suas condenações originais.
Inicialmente, inúmeras pessoas aderiram à causa. No entanto, após a estreia da série da Netflix, esse número aumentou significativamente, ultrapassando os 300 mil signatários.
Muitos dos apoiadores expressam indignação com o sistema judiciário e defendem que os irmãos Menendez deveriam ter a chance de serem ouvidos novamente.
"Foi negado um julgamento justo, eles aceitaram a responsabilidade pelo ato e se tivessem tido a oportunidade de liberdade condicional estariam em casa com a família que os apoia agora e eles merecem pelo menos isso", comentou um internauta na página da petição.
"É repugnante e de cortar o coração que nosso sistema de justiça tenha feito isso com esses irmãos. Não consigo nem colocar em palavras o quão completamente errada é toda essa situação", escreveu outra conta.
Até o momento, não há atualizações sobre a possibilidade de um novo julgamento ou a liberação dos irmãos Menendez. No entanto, em abril de 2023, Roy Rosselló, ex-integrante da banda Menudo, alegou que José Menendez, pai de Lyle e Erik, o drogou e estuprou quando ele tinha apenas 14 anos.
Com base nas declarações de Rosselló, os advogados de Erik e Lyle apresentaram uma nova petição para solicitar uma audiência judicial. Contudo, até o momento, os irmãos permanecem encarcerados.