Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Baleia

Pescador relata como sobreviveu depois de ter barco virado por baleia

Sobrevivente contou detalhes acerca do momento em que a baleia se lançou sobre seu barco; caso ocorreu na última terça-feira, 23

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 25/07/2024, às 08h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baleia pulou sobre barco no Atlântico Norte - Divulgação/Colin Yager
Baleia pulou sobre barco no Atlântico Norte - Divulgação/Colin Yager

Ryland Kenney e Greg Paquette, pescadores experientes, estavam a cerca de dois quilômetros da costa de Rye, New Hampshire, quando uma jovem baleia jubarte de 9 metros se lançou sobre o barco deles, lançando-os na água. A baleia, o barco e os pescadores saíram ilesos, mas Kenney não conseguia esquecer o incidente, especialmente a imagem da baleia descansando a cabeça no motor do barco.

Kenney, de 44 anos, e Paquette, de 54, haviam visto a mesma baleia nos dias anteriores, alimentando-se de peixes isca na área. Na terça-feira, eles partiram cedo de Eliot, Maine, e, por volta das 7h30, enquanto Kenney pescava um robalo listrado, a baleia emergiu de repente atrás do barco.

Quando ela caiu sobre o barco, a boca se fechou e esmagou o topo do motor e ouvi um grande estrondo. Eu tive três segundos para agir. Eu não estava com medo, não tive tempo para ter medo", disse Kenney, ao New York Times.

À medida que a baleia pesava na popa, a proa do barco subiu. Kenney, para evitar que o barco capotasse, moveu-se rapidamente para o meio, jogou sua vara na água e pulou. A água fria do Atlântico Norte dificultou sua respiração, e ele não viu Paquette de imediato. Eventualmente, Paquette emergiu com um colete salva-vidas e nadou até Kenney, e os dois se abraçaram.

Resgate

Os pescadores foram resgatados por Colin Yager, de 16 anos, e seu irmão Wyatt, que estavam em um barco próximo. Os Yagers os transferiram para outro barco, que os levou de volta à costa.

“Na noite anterior, minha família perguntou se eu estava preocupado com uma baleia caindo no barco e eu disse, 'As chances de isso acontecer são como ser atingido por um raio'" relatou Kenney ao jornal. "Claro, no dia seguinte, um raio cai e uma baleia cai sobre nós.”

Dianna Schulte, da Blue Ocean Society for Marine Conservation, confirmou que a baleia estava se alimentando de peixes isca e aconselhou os pescadores a manter distância das baleias.