Preparação para personagem do ator no filme “Silêncio” envolveu “experiências bem malucas e selvagens”
Andrew Garfield viveu uma preparação intensa para interpretar o padre jesuíta Sebastião Rodrigues no filme “Silêncio” (2016), que incluiu passar um período de abstinência de comida e celibatário.
Para isso, o ator usou uma técnica chamada “atuação de método”, que vem gerando polêmica em Hollywood e sendo criticada por nomes como David Harbour, Brian Cox e Mads Mikkelsen por acreditarem que o processo pode ser “perigoso” para o artista.
Segundo a Rolling Stone Brasil, o método, usado por grandes intérpretes como Marlon Brando, Daniel Day Lewis e Jared Leto, consiste em incorporar hábitos do personagem na vida pessoal para conseguir adentrar a fundo no trabalho.
Em entrevista ao podcast “WTF” de Marc Maron, Garfield opinou sobre o uso da técnica, afirmando que a usou para dar mais veracidade ao personagem do filme de Martin Scorsese, acrescentando que o processo de atuar “está muito mais interno do que as pessoas imaginam”.
Não é sobre ser um imbecil com todos no set. É sobre simplesmente viver de forma verdadeira, sob as circunstâncias imaginadas, e ser simultaneamente legal com a equipe e ser capaz de largar isso quando você precisa, e deixar com você quando precisa deixar”, disse.
O ator também relatou como passou um ano estudando sobre catolicismo para interpretar o padre, praticando também exercícios espirituais. Na preparação, também ficou seis meses em celibato e sem comida.
Eu tive umas experiências bem malucas e selvagens desse período em que eu parei de fazer sexo e de comer”, revelou Garfield.