Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rio de Janeiro

ONU alerta para crescente elevação no nível do mar de até 21 cm até 2050

Relatório indica que Oceano Pacífico subiu 15 cm em 30 anos; cidades no Rio de Janeiro estão entre as mais vulneráveis no Brasil

Redação Publicado em 27/08/2024, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro - Reprodução/RioTur
Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro - Reprodução/RioTur

Nesta terça-feira, 27, a ONU emitiu um alerta destacando a preocupante elevação do nível do mar em diversas regiões banhadas pelo Oceano Pacífico, com um aumento de 15 centímetros nos últimos 30 anos, segundo o mais recente relatório divulgado pelo secretário-geral da organização, António Guterres.

O documento aponta o impacto devastador que essa elevação representa, especialmente para pequenas nações insulares e áreas costeiras vulneráveis.

Embora o Brasil não tenha sido citado diretamente no relatório, duas localidades no Rio de Janeiro foram mencionadas em um documento anterior que analisou os impactos projetados do aumento do nível do mar. Estimativas da NASA indicam que essas regiões podem ver uma elevação do mar de até 21 cm até 2050, colocando em risco significativo as infraestruturas costeiras e a vida de milhares de pessoas.

Ameaça grave

Segundo o G1, a ameaça é especialmente grave para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), que enfrentam a possibilidade de perder completamente suas terras devido à contínua elevação do mar, uma consequência direta das mudanças climáticas.

Mesmo com uma contribuição mínima para as emissões globais de CO₂, essas nações estão pagando um preço altíssimo pelo aquecimento global, com suas paisagens paradisíacas e modos de vida tradicional em risco iminente de desaparecer.