Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Sete homens recebem pena em caso que envolve abuso de mil menores no Reino Unido

Sete homens são sentenciados por abuso sexual de menores em Rotherham; investigação já identificou mais de 1.500 vítimas

Redação Publicado em 13/09/2024, às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Foto por Pexels pelo Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Foto por Pexels pelo Pixabay

Sete indivíduos foram sentenciados a penas que variam de seis a 25 anos de prisão por envolvimento no abuso sexual de duas menores em Rotherham, uma cidade localizada no norte da Inglaterra.

Este caso, que chocou profundamente o Reino Unido, é parte de um escândalo mais amplo que resultou em mais de mil vítimas ao longo dos anos.

Os réus, residentes de Rotherham e áreas próximas, foram considerados culpados em junho após um julgamento que durou nove semanas, realizado em Sheffield. A informação foi divulgada pela Agência Nacional contra o Crime (NCA) nesta sexta-feira, 13.

Os abusos

Nos primeiros anos da década de 2000, os condenados abusaram sexualmente de duas meninas, uma de 11 e outra de 16 anos, ambas residentes em abrigos. Este caso está inserido em um contexto maior de abuso sistemático, onde muitas vítimas eram coagidas a consumir bebidas alcoólicas ou drogas como cannabis antes dos ataques.

Até o momento, 36 homens, majoritariamente de origem paquistanesa, foram condenados como parte da Operação Stovewood. Esta operação é conduzida pela NCA e visa investigar a exploração sexual generalizada de menores na pequena cidade de Yorkshire. Mais de 1.500 vítimas já foram identificadas neste processo.

A investigação iniciou-se com um relatório publicado em 2014, que expôs a extensão dos abusos ocorridos entre 1997 e 2013 e evidenciou falhas significativas por parte da polícia e dos serviços sociais em interromper esses crimes.

De acordo com Stuart Cobb, funcionário da NCA citado no comunicado oficial, os sete homens recentemente condenados "são responsáveis por alguns dos piores crimes" relacionados a esta investigação.