Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irlanda

Relatório revela 2,4 mil denúncias de abuso sexual em escolas católicas da Irlanda

Acusações envolvem 884 pessoas que trabalharam em escolas ou internatos sob gestão de ordens religiosas entre os anos de 1970 e 2023

Redação Publicado em 04/09/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de João Geraldo Borges Júnior por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de João Geraldo Borges Júnior por Pixabay

Depois que um relatório encomendado pelo governo, divulgado nesta terça-feira, 3, revelou quase 2,4 mil possíveis casos de violência sexual nas escolas católicas da Irlanda entre 1970 e 2023, o país decidiu abrir uma comissão de investigação. O estudo, que foi informado pela Agência France-Presse (AFP), compila acusações de violência sexual apresentadas contra as ordens religiosas responsáveis pela administração de mais de 300 escolas no país.

A ministra da Educação, Norma Foley, descreveu o relatório como "profundamente chocante" e afirmou que ele expõe pela primeira vez a verdadeira extensão da violência dentro do sistema educacional católico irlandês.

Segundo o portal G1, o primeiro-ministro Simon Harris elogiou a coragem das vítimas que denunciaram os abusos, afirmando que essa violência é "uma sombra do passado que continua pesando sobre tantas vidas, famílias e comunidades".

Resposta

Em resposta, o órgão representativo das ordens católicas da Irlanda pediu desculpas, expressando estar "profundamente devastado" e prometendo "cooperar plenamente" com a investigação. As acusações envolvem 884 pessoas que trabalharam em escolas ou internatos sob gestão de ordens religiosas, sendo que, de acordo com o relatório, metade dos supostos agressores já faleceu.

A ministra Foley confirmou à imprensa em Dublin a abertura da investigação após a divulgação do relatório inicial. Os autores do estudo relataram que contataram 73 ordens religiosas que estiveram ou ainda estão à frente de escolas católicas na Irlanda, e descobriram que 42 delas possuíam registros de acusações de agressões e violência sexual. A investigação foi iniciada após a exibição de um documentário televisivo que expôs denúncias de violência sexual em uma escola de Dublin.