Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronautas

Nasa fará anúncio sobre destino de astronautas ‘presos’ no espaço

A agência espacial americana garantiu que está “avaliando todas as opções” para resgatar a tripulação em segurança

Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images
Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images

Neste sábado, 24, a NASA anunciará o futuro dos astronautasButch Wilmore e Suni Williams, que estão há mais de dois meses na Estação Espacial Internacional. A missão, que deveria durar cerca de oito dias, tem se prolongado devido a problemas encontrados durante o atracamento da nave Starliner, da Boeing, em um voo de teste. Agora, a equipe enfrenta a possibilidade de permanecer no espaço por até oito meses.

De acordo com a agência espacial americana, especialistas em engenharia e voo da NASA e da Boeing continuam revisando os dados antes de tomarem uma decisão final sobre o retorno da espaçonave Starliner. Neste sábado, a NASA realizará uma revisão final de prontidão de voo, onde quaisquer discordâncias formais serão apresentadas e resolvidas.

Após essa revisão, a agência dará uma coletiva de imprensa televisionada para discutir a decisão e os próximos passos, conforme repercutido pelo jornal O Globo. Depois da decisão oficial, as equipes de controle de programa e de voo prosseguirão com os preparativos para o retorno da Starliner, incluindo treinamentos e outras ações necessárias.

Antes da revisão final pela agência, a NASA e a Boeing estão se empenhando para concluir e apresentar a justificativa de voo a diversas equipes da comunidade e ao conselho de controle do programa. Já as equipes de engenharia têm se dedicado à avaliação de um novo modelo que simula a mecânica dos propulsores, projetado para prever com maior precisão o desempenho durante a fase de retorno da missão.

Possibilidades

Se os gestores da NASA concluírem que os riscos de retornar na Starliner são muito altos, Wilmore e Williams teriam que estender sua permanência na Estação Espacial Internacional até pelo menos fevereiro do próximo ano. Nesse caso, eles voltariam à Terra a bordo de uma espaçonave Dragon fornecida pela SpaceX, que é concorrente da Boeing no programa de tripulação comercial da NASA.

Caso isso ocorra, a NASA terá que substituir dois astronautas que estavam escalados para a próxima missão Crew-9 da SpaceX, para acomodar o retorno dos astronautas da Starliner. Nessa situação, a cápsula da Boeing seria desacoplada da estação espacial nos próximos dias e retornaria vazia para a Terra.

Se a cápsula da Boeing não conseguir retornar à Terra com seus astronautas, a NASA pode não certificar o Starliner para missões operacionais de tripulação sem a realização de um novo voo de teste.