Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Entenda como a Nasa pretende resgatar os astronautas "presos" no espaço

Problemas técnicos na cápsula Starliner deixaram Butch Wilmore e Suni Williams "presos" no espaço; eles aguardam para voltar à Terra

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/08/2024, às 19h34 - Atualizado às 19h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images
Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images

Os astronautas americanos ButchWilmore e Suni Williams enfrentaram um período prolongado na Estação Espacial Internacional (ISS) após problemas técnicos com a cápsula Starliner, da Boeing, que os levaram até a estação.

Desde que um Starliner acoplou à ISS em junho, vazamentos de hélio e falhas no sistema de propulsão impediram o retorno da tripulação, criando um impasse para a NASA e a Boeing.

A Starliner, projetada pela Boeing como parte do Programa de Tripulação Comercial, cumpriu sua primeira missão tripulada, mas agora apresenta desafios críticos que precisam ser resolvidos.

A NASA considera duas alternativas: restaurar a cápsula para que Wilmore e Williams possam pilotá-la de volta ou trazê-los de volta à Terra a bordo de uma nave da SpaceX em 2025, prolongando sua estadia no espaço.

+ Astronautas 'presos' no espaço ainda não têm data definida para voltar.

Se for a segunda opção escolhida, os astronautas terão nos últimos oito meses adicionais na ISS, enfrentando desafios como a exposição prolongada à radiação e os efeitos da ausência de gravidade. Esses fatores aumentam os riscos à saúde, incluindo perda de densidade óssea, problemas de visão e aumento do risco de câncer.

Decisão final

Enquanto a decisão final sobre o retorno é aguardada, os astronautas continuam suas atividades na ISS, integrados ao rodízio de trabalho com os demais astronautas.

Segundo o G1, a NASA está conduzindo uma revisão de prontidão de voo para determinar se o Starliner está seguro para o retorno ou se será necessário adiar a volta dos astronautas até 2025, quando poderão embarcar na espaçonave Crew Dragon da SpaceX.

A decisão final deverá ser tomada até o final de agosto, e a logística, juntamente com as análises técnicas, desempenhará um papel crucial na escolha do método de retorno.