Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Astronautas 'presos' no espaço ainda não têm data definida para voltar

NASA anunciou que ainda está avaliando se manterá os astronautas Barry Wilmore e Suni Williams na Estação Espacial Internacional até o início de 2025

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 15/08/2024, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Astronautas Barry Butch Wilmore e Suni Williams - Reprodução/Youtube (@NASAgovVideo)
Astronautas Barry Butch Wilmore e Suni Williams - Reprodução/Youtube (@NASAgovVideo)

A NASA anunciou nesta quarta-feira, 14, que ainda está avaliando se manterá os astronautas Barry Butch Wilmore e Suni Williams na Estação Espacial Internacionalaté o início de 2025.

A agência norte-americana espacial enviará a cápsula Starliner da Boeing de volta à Terra sem tripulação. A alternativa seria que os astronautas retornassem à Terra no próximo voo da SpaceX, permanecendo na estação até fevereiro do ano que vem.

Originalmente, Wilmore e Williams deveriam ficar na estação espacial por apenas uma semana, mas falhas nos propulsores e vazamentos de hélio durante a viagem da Starliner levantaram dúvidas sobre a segurança do retorno, deixando-os em uma situação indefinida.

A NASA está analisando dados adicionais antes de tomar uma decisão até o final da próxima semana, já que os propulsores são essenciais para o controle da cápsula durante a descida da órbita.

Temos tempo disponível antes de trazer a Starliner para casa e queremos usar esse tempo com sabedoria", disse Ken Bowersox, chefe da missão de operações espaciais da NASA, à AFP.

SpaceX

Caso opte pela SpaceX, a NASA teria que ajustar a tripulação do próximo voo da empresa, previsto para o final de setembro, para acomodar Wilmore e Williams.

Além disso, a cápsula da Boeing precisaria deixar a estação antes da chegada da Dragon da SpaceX, para liberar uma das duas vagas de estacionamento disponíveis, segundo o g1.

A Boeing, por sua vez, assegura que a Starliner ainda pode trazer os astronautas de volta em segurança, destacando que testes nos propulsores foram realizados após a decolagem. A atual tripulação da SpaceX, que deveria ter retornado este mês, teve sua missão estendida até setembro devido à incerteza sobre a Starliner.

Wilmore e Williams, ambos capitães aposentados da Marinha e veteranos da Estação Espacial, "estão prontos para cumprir suas funções conforme necessário", segundo relatou Joe Acaba, chefe dos astronautas da NASA, à AFP.