Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Faixa de Gaza

ONU pede cessar-fogo em Gaza para vacinar crianças contra a poliomielite

Após ser registrado o primeiro caso na região em 25 anos, a OMS e o UNICEF estão planejando duas campanhas de vacinação de sete dias

Redação Publicado em 16/08/2024, às 18h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Criança palestina em residência bombardeada - Getty Images
Criança palestina em residência bombardeada - Getty Images

Nesta sexta-feira, 16, António Guterres, secretário-geral da ONU, solicitou duas interrupções de sete dias na guerra em Gaza para vacinar mais de 640 mil crianças contra a poliomielite, identificada nas águas residuais da região. 

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, as agências de saúde e assistência infantil da ONU informaram que possuem planos detalhados para vacinar crianças em todo o território palestino cercado e que podem iniciar as ações ainda este mês. No entanto, isso dependeria de cessar-fogo na guerra de 10 meses entre Israel e o Hamas.

Prevenir e conter a disseminação da poliomielite exigirá um esforço enorme, coordenado e urgente. Estou apelando a todas as partes para que forneçam garantias concretas imediatamente, garantindo pausas humanitárias na campanha.", afirmou Guterres.

A Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciaram que estão planejando duas campanhas de vacinação de sete dias na Faixa de Gaza, com início previsto para o final de agosto, para combater o poliovírus tipo 2 (cVDPV2).

“Essas pausas nos combates permitiriam que crianças e famílias chegassem com segurança às unidades de saúde e que agentes comunitários chegassem até as crianças que não conseguem acessar as unidades de saúde para a vacinação contra a poliomielite”, explicaram as agências em um comunicado. 

Durante cada fase da campanha, o Ministério da Saúde de Gaza, em colaboração com agências da ONU, administrará “duas gotas da nova vacina oral contra a poliomielite tipo 2 (nOPV2) a mais de 640 mil crianças com menos de 10 anos de idade”. O comunicado também informou que mais de 1,6 milhão de doses de nOPV2 deverão passar pelo Aeroporto Ben Gurion, em Israel, “até o final de agosto”.

O poliovírus, que se propaga principalmente por meio de esgoto e água contaminada, é altamente infeccioso e pode causar deformidades, paralisia e ser potencialmente fatal. A doença afeta principalmente crianças com menos de cinco anos.

Caso confirmado

Nesta sexta-feira, 16, o Ministério da Saúde da Autoridade Palestina divulgou o primeiro caso de poliomielite na Faixa de Gaza em 25 anos, logo após um pedido da ONU. O caso foi identificado em Deir al-Balah, no centro do território palestino, e envolve um “bebê de dez meses que não foi vacinado”. Quase todos os 2,4 milhões de residentes da região foram deslocados durante dez meses de conflito.