Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Israel resgata refém em operação militar no sul de Gaza

Kaid Al-Qadi, de 52 anos e pai de 11 filhos, foi resgatado por forças israelenses após 52 dias em cativeiro do Hamas

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/08/2024, às 14h52 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kaid Al-Qadi - Reprodução
Kaid Al-Qadi - Reprodução

Em uma operação complexa realizada no sul de Gaza, o exército israelense resgatou Kaid Farhan Al-Qadi, um cidadão israelo-beduíno de 52 anos, mantido refém pelo Hamasdesde 7 de outubro. O rapaz, originário de Rahat, no sul de Israel, foi encontrado em um túnel pelas forças israelenses, que agiram com base em informações de inteligência precisas.

Al-Qadi, que é pai de 11 filhos, foi imediatamente levado para um hospital onde passará por exames médicos. As Forças de Defesa de Israel (FDI) comunicaram que ele está em condição médica estável.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, elogiou a operação e reiterou o compromisso do governo em trabalhar para libertar todos os reféns ainda em poder do Hamas.

Operações de resgate

A operação militar que resultou no resgate do ferém foi descrita como "ousada e corajosa" pelo ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant. O sucesso da missão foi comemorado pelo Fórum de Famílias de Reféns, que, apesar da alegria, lembrou que mais de 100 reféns continuam em cativeiro, enfrentando condições terríveis.

Desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, que resultou em mais de 1.200 mortes de israelenses e o sequestro de mais de 200 pessoas, Israel tem intensificado suas operações militares na região.