Escolas, escritórios e outros estabelecimentos foram fechados a fim de conter a propagação do vírus
O estado de Kerala, no sul da Índia, tomou medidas para conter a propagação do vírus mortal Nipah, que causou a morte de duas pessoas nos últimos dias. Nesta quarta-feira, 13, algumas escolas, escritórios e transportes públicos foram temporariamente fechados.
No momento, um adulto e uma criança permanecem hospitalizados com a infecção, e mais de 130 pessoas passaram por testes para detectar o vírus, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
O Nipah é transmitido por meio do contato com fluidos corporais de morcegos, porcos ou pessoas infectadas, conforme explicado por um funcionário de saúde estadual.
A ministra da Saúde do Estado, Veena George, informou aos repórteres que as autoridades estão focadas em identificar rapidamente os contatos de pessoas infectadas e isolar aqueles que apresentam sintomas. Ela acrescentou que a variante do Nipah detectada em Kerala é da cepa de Bangladesh, que tem alta mortalidade quando transmitida de humano para humano, mas possui um histórico de ser menos contagiosa.
Desde 30 de agosto, duas pessoas infectadas perderam a vida no quarto surto do vírus no estado de Kerala, o que levou as autoridades a declararem zonas de contenção em pelo menos sete vilarejos no distrito de Kozhikode.
O vírus Nipah foi identificado pela primeira vez em 1999, durante um surto entre criadores de suínos e outras pessoas que tiveram contato próximo com esses animais na Malásia e em Cingapura. No primeiro surto de Nipah em Kerala, 21 das 23 pessoas infectadas perderam a vida, enquanto os surtos de 2019 e 2021 resultaram em mais duas mortes.