Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Espada de 1.000 anos das Cruzadas Suecas é descoberta em quintal na Finlândia

Enquanto trabalhava em suas terras, homem do sul da Finlândia encontrou artefato milenar; confira!

Redação Publicado em 23/10/2023, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antiga espada de 1.000 anos descoberta na Finlândia - Divulgação/Turku Museum Centre/Riikka Saarinen
Antiga espada de 1.000 anos descoberta na Finlândia - Divulgação/Turku Museum Centre/Riikka Saarinen

Recentemente, um proprietário de terras não identificado do sul da Finlândia encontrou, enquanto trabalhava em sua propriedade, um estranho pedaço de ferro saindo de um monte de terra. Quando observou mais de perto e desenterrou o objeto, descobriu que se tratava de uma antiga espada dobrada e devastada pelo tempo, ao que acionou os arqueólogos locais. 

Conforme descrito pelo Live Science, a espada continha uma cruzeta reta equipada com um punho oval de três lados, semelhante aos equipamentos que os antigos cruzados suecos carregavam em batalha. Uma datação por radiocarbono determinou que ela havia sido criada entre os anos 1.050 e 1.150, segundo comunicado.

Vale explicar que as Cruzadas Suecas foram uma série de ataques de aspiração religiosa promovidos entre os séculos 12 e 13 na região, em uma tentativa da Coroa Sueca de obter controle sobre o território onde hoje se encontra a Finlândia. 

O estudo descreve ainda um raio-x da lâmina da espada, que revelou que ela possuía originalmente uma inscrição que diria "em nome de Jesus Cristo", conforme relatado por Juha Ruohonen, arqueólogo, instrutor do Departamento de Arqueologia e História Finlandesa da Universidade de Turku, na Finlândia, e líder da escavação.

+ Caverna do Mar Morto revela espadas romanas de 1.900 anos em ótimo estado

Outros achados

Em meio às escavações na região onde a espada foi encontrada, os arqueólogos realizaram ainda outros achados. Entre eles, está um cemitério até então desconhecido, nas proximidades de uma igreja medieval de pedra.

A localização do local, nas imediações de uma igreja medieval de pedra, pode ser considerada como evidência de uma organização religiosa na área muito anterior ao que se acreditava anteriormente", afirma Juha Ruohonen em comunicado. "Pensa-se que a freguesia de Pertteli foi criada com a fundação da capela Uskela no século XV."

No cemitério, foram desenterrados ainda uma série de artefatos componentes de um ritual funerário, como partes de uma espada, fragmentos da madeira de um caixão, pingentes estampados com cruzes e um cinto de couro decorado com cerca de 30 ornamentos de bronze.

Todo o cinto também incluía uma fivela, várias pontas, decorações com cabeças de animais e divisórias", informa o arqueólogo. "As partes de couro do cinto estão parcialmente preservadas. Além disso, os ornamentos de bronze ainda mostram muitos fragmentos de tecido preso, restos de roupas do falecido."
Ornamento de bronze encontrado nas escavações
Ornamento de bronze encontrado nas escavações / Crédito: Divulgação/Turku Museum Centre/Riikka Saarinen

Por fim, também é descrito que no local foram encontradas oito sepulturas e alguns restos mortais humanos. No entanto, os pesquisadores acreditam que ali podem haver muito mais sepulturas: de uma dúzia até 200 sepulturas, ao todo.