Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Evidências

Dupla por trás da composição de 'Evidências' comenta falta de reconhecimento: 'O intérprete não é obrigado'

Dupla responsável pela composição de 'Evidências' não se importa com a falta de reconhecimento

Redação Publicado em 23/10/2023, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
José Augusto, a dupla Chitãozinho & Xororó e Paulo Sergio Valle - Reprodução/Vídeo/Youtube e TV Brasil
José Augusto, a dupla Chitãozinho & Xororó e Paulo Sergio Valle - Reprodução/Vídeo/Youtube e TV Brasil

Há mais de 30 anos, a canção “Evidências se manteve presente no coração dos brasileiros, se tornando para alguns um hino não oficial do país. Porém, poucos conhecem José Augusto e Paulo Sergio Valle, os nomes por trás da composição da música, e atribuem todo o crédito aos intérpretes, Chitãozinho e Xororó

Apesar desse apagamento, os músicos que produziram a canção afirmam que não se incomodam com a falta de reconhecimento. Ao portal F5, José Augusto explicou:

A gente trabalha em silêncio. Para mim, os intérpretes dessa música no país e fora dele são como embaixadores que transformam meu trabalho num sucesso", comentou o compositor. 

Debates

Esta polêmica iniciou-se nas redes sociais, quando internautas expressaram seu descontentamento com a dupla sertaneja, que raramente menciona os nomes dos autores quando cantam "Evidências" em apresentações ao vivo e programas de televisão. Contudo, isso não parece incomodar os criadores da canção.

Como autor, me sinto gratificado por compor uma música que ultrapassa gerações há 33 anos e é regravada por colegas no Brasil e no mercado hispânico. Com toda a humildade, eu e o Paulo criamos um fenômeno. Desconheço no mundo uma canção com tanto êxito", explicou Augusto ao F5.

Paulo Sérgio também apontou que, sendo citado ou não, ele continua recebendo pelos direitos autorais. "A arrecadação desses direitos é feita pelo Ecad, que funciona muito bem. Eu tenho quase 1.000 músicas gravadas e muitos sucessos", emendou.

Outro acontecimento que fomentou a discussão foi o show do Bruno Mars na primeira edição do festival The Town, em Interlagos. Durante sua apresentação no último mês de setembro, o cantor americano tocou a melodia de “Evidências” no teclado, enquanto as milhares de pessoas presentes cantaram em coro as famosas letras.

A homenagem à cultura brasileira repercutiu intensamente nas redes sociais, mas aumentou o debate acerca de uma suposta rixa entre os cantores e compositores.

Creio que os apresentadores, jornalistas, radialistas e a mídia em geral deveriam informar antes de quem é a música. Assim colocaríamos os pingos nos is. O intérprete não é obrigado a ficar dando crédito toda vez que for se apresentar", finalizou José Augusto ao F5.