A trajetória da dupla sertaneja que apresentou a música ‘Evidências’ ao mundo já disponível em ‘As Aventuras de José & Durval’, nova série da Globoplay
Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/08/2023, às 09h35 - Atualizado em 26/10/2023, às 14h08
A série sobre a vida de Chitãozinho & Xororó, uma das duplas mais famosas da música brasileira, foi lançada recentemente pelo Globoplay. A produção, chamada ‘As Aventuras de José & Durval’, busca apresentar aos telespectadores a carreira dos irmãos que entraram para a história da música nacional.
Com uma trilha sonora repleta de clássicos do sertanejo, a série tem início na infância dos irmãos José e Durval, interpretados por Pedro Tirolli e Pedro Lucas, respectivamente. Durante a fase adulta da dupla, os irmãos Rodrigo Simas e Felipe Simas trazem os protagonistas a vida.
A série foi produzida pela O2 Filmes, em parceria com a TV Globo. Além dos irmãos Simas, Andréia Horta, Màrjorie Gêrardi, Marco Ricca e Thiago Brianti compõem o elenco. 'As Aventuras de José & Durval' foi produzida por Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, com a direção de Hugo Prata e Kitty Bertazzi e roteiros de Dan Rossetto, Duda de Almeida e Rafael Lessa.
Com a estreia da série, o site Aventuras na História relembra como surgiu a música ‘Evidências’, a mais conhecida de canção de Chitãozinho & Xororó.
Os sons dos primeiros acordes são suficiente para qualquer brasileiro reconhecer o hit que atravessa gerações. Com um refrão na boca do povo, versos emocionantes e uma interpretação sofrida, a música "Evidências" percorreu o Brasil na voz de Chitãozinho & Xororó em 1990. Mas, qual a história por trás da música mais famosa dos karaokês do país?
O que poucos sabem é que os irmãos não foram os primeiros a gravar a música. O cantor e compositorLeonardo Sullivan foi o pioneiro, como mostra seu álbum “Veneno, Mel e Sabor”, onde a famosa canção abre o disco.
Os compositores de “Evidências” são Paulo Sérgio Valle e José Augusto, que somam mais de 1,3 mil composições, entre elas muitos hits dos anos 1990, mas nada como a canção interpretada por Chitãozinho & Xororó.
Conforme repercutido pelo G1, os compositores passaram por vários gêneros da música brasileira antes de aterrissarem nas românticas. Paulo Sérgio, por exemplo, iniciou a carreira na bossa nova e também foi creditado como um dos responsáveis pela canção de fim de ano “Hoje é um novo dia”.
Quando questionados, ambos confirmam que nenhuma produção chegou perto do que é 'Evidências'.
Acho que ‘Evidências’ não tem segredo. É um fenômeno, não sei explicar o que aconteceu com essa música. É uma coisa extraordinária”, afirmo Paulo ao G1.
"Já não é mais nossa, né? É do Brasil essa música, é do mundo, né?”, adicionou José.
Eles não estão sendo hiperbólicos ao afirmarem que a música “é do mundo”, pois, a canção já foi gravada em espanhol, italiano, francês e japonês. José e Paulo também esclareceram que a música não surgiu de uma única experiência com um coração partido, mas que foi um trabalho em conjunto.
Não, foi dos dois. Olha, eu acho que soma todas essas coisas. Elas ficam no inconsciente do autor, do compositor. E aí, quando você começa a compor, aquilo começa a sair, nem você sabe”, explicou Paulo Sérgio Valle ao G1.
Os compositores também lembraram que uma das frases mais conhecidas foi adicionada às pressas, já que um dia antes eles finalizaram a canção.
O maior sucesso de ‘Evidências’ é exatamente esse. É naquela parte que mais fica no teu ouvido, é o: ‘Diz que é verdade, que tem saudade’. Olha que letra ele colocou, meu Deus do céu! ”, lembrou José Augusto ao G1.
José também explicou que “Evidências” foi originalmente rejeitada pela gravadora, algo que o compositor relembra ter sido frustrante.
"Nesse dia estava presente o Michael Sullivan, que me disse: ‘Posso levar essa música para gravar com meu irmão?’. Eu disse: ‘Pode’. Era o Leonardo Sullivan”, concluiu José Augusto ao G1.
Chitãozinho e Xororó, que popularizaram a canção, relembram que ouviram a música pela primeira vez em uma fita que receberam de José Augusto:
Entre as músicas que ele mandou, uma meia-dúzia de inéditas, essa ele falou: 'Gente, me desculpem, porque essa música eu achei que tinha a ver com vocês, mas ela já foi gravada, mas não foi divulgada ainda, não sei o que aconteceu, pelo irmão do Michael Sullivan. Uma regravação. Mas se vocês quiserem aproveitar...' Quando a gente ouviu, meu Deus!", relembrou Xororó.
Nos últimos anos, um fenômeno passou a ser observado nos mais variados locais, trata-se de um coro da canção, puxado em diferentes lugares do país.