Após cair duas vezes no teste do bafômetro, belga conseguiu provar que sofre da rara 'síndrome da fermentação intestinal'; entenda!
Na Bélgica, um homem de 40 anos foi levado ao tribunal por dirigir embriagado em diversas ocasiões. Entretanto, na última segunda-feira, 22, o sujeito foi liberado ao conseguir provar que sofre de uma condição clínica muito rara: a 'síndrome da fermentação intestinal'.
+ Céline Dion: Cantora lançará filme sobre como síndrome rara afetou sua vida
A condição, da qual se conhece apenas 20 registros em todo o mundo, é responsável por provocar a produção endógena de álcool no sistema digestivo do paciente quando se é consumido alimentos ricos em carboidratos.
Desta forma, como confirmou sua advogada, Anse Ghesquiere, à AFP, o belga conseguiu comprovar que é um dos portadores desta rara condição após passar por intervenção de três médicos que o avaliaram para o processo judicial. Sendo assim, o tribunal classificou o cenário como "um caso de força maior".
Estamos satisfeitos com esta decisão, mas ainda não é definitiva", disse a advogada à AFP, explicando que a acusação ainda pode recorrer.
Em abril de 2022, o motorista havia sido submetido no teste do bafômetro e constatado uma taxa de 0,91 mg por litro de ar expirado. No mês seguinte, ele foi pego depois, quando a taxa apresentou 0,71 mg/l — sendo que o limite legal na Bélgica é de 0,22 mg/l.
Antes disso, em 2019, o homem já havia sido condenado a uma multa e suspensão temporária da carteira de motorista por dirigir 'embriagado', embora tenha alegado ser inocente. Na ocasião, porém, ele não tinha consciência da síndrome.