Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / James Cameron

Veja o filme que quase matou James Cameron: 'Ninguém estava me observando'

Responsável por filmes campeões em bilheteria, como 'Titanic' e 'Avatar', James Cameron viveu uma situação desesperadora enquanto trabalhava

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 07/07/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Cameron em evento - Getty Images
James Cameron em evento - Getty Images

James Cameron vai muito além de "Titanic", um dos filmes mais famosos de Hollywood. Em seu currículo, ele tem produções como "O Exterminador do Futuro", "Aliens" e "O Resgate". 

No entanto, foi "O Segredo do Abismo", lançado em 1989, que quase custou a vida de um dos maiores nomes da história do cinema. No Beyond Fest 2023, Cameron relembrou que as gravações ocorreram debaixo d'água. A 9 metros de profundidade, o diretor se preocupou com a segurança do elenco.

Assim, contou com uma equipe de segurança com mergulhadores diante de uma possível situação de pânico. James encarou um problema técnico, no entanto, "eles não estavam me observando", destacou.

Cena do filme "O Segredo do Abismo" - Divulgação

Pânico

"Quando o tanque fica baixo, você recebe um aviso de que está prestes a ficar sem ar. Bem, essa coisa tinha um servo regulador de pistão, então foi uma respiração... e depois nada. Todo mundo está acendendo as luzes e ninguém está me observando", disse ele. 

O pai de "Titanic", felizmente, conseguiu remover o equipamento. Em seguida, recebeu auxílio da equipe de segurança, no entanto, o aparelho respiratório estava com problemas. Cameron, como consequência, respirou água.

O mergulhador de segurança chega a cerca de três metros da superfície e enfia um regulador na minha boca que não verificou. Ele estava batendo no fundo do tanque há três semanas e rasgou o diafragma - então purguei com cuidado e respirei fundo... água. E então purguei novamente e respirei fundo novamente... água".

Ele, sem conseguir informar que o regulador em questão estava com problemas, tomou uma atitude drástica para conseguir subir à superfície. 

"Naquele momento, era quase um ponto de check-out e os mergulhadores de segurança são ensinados a segurá-lo para que você não embolize e deixe seus pulmões se expandirem demais ao subir. Mas eu sabia o que estava fazendo. E ele não me deixou ir, e eu não tinha como dizer a ele que o regulador não estava funcionando. Então eu dei um soco no rosto dele e nadei até a superfície e, portanto, sobrevivi", explicou James.

O filme

Em "O Segredo do Abismo", o telespectador acompanha a tentativa de resgate do USS Montana, um submarino nuclear que sumiu com 156 tripulantes. A busca, feita pela equipe de uma plataforma civil de exploração de petróleo, revela algo surpreendente.