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Notícias / Egito

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais

O Templo de Edfu, no Egito, passa por um projeto de restauração que trouxe à tona as cores vibrantes e as inscrições originais

Luiza Lopes Publicado em 19/09/2024, às 16h00

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Templo de Edfu, no Egito - Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades
Templo de Edfu, no Egito - Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades

O Templo de Edfu, no Egito, passa por um projeto de restauração que trouxe à tona as cores vibrantes e as inscrições originais de suas esculturas internas pela primeira vez, repercute o Daily News Egypt.

Liderada por uma equipe arqueológica egípcia e alemã do Conselho Supremo de Antiguidades (SCA) e da Universidade de Würzburg, a iniciativa começou em 2021 e é financiada pela Fundação Gerda Henkel. O foco principal está na limpeza e restauração do telhado, das paredes e das câmaras internas sagradas do templo, dedicadas ao deus Hórus.

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Projeto de restauração revela inscrições no Templo de Edfu / Crédito: Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades

Templo de Edfu

Construído durante o período ptolomaico, o Templo de Edfu é um dos mais bem preservados do Egito. Sua construção, iniciada por Ptolomeu III Euergetes em 246 a.C. e concluída sob Ptolomeu XII Auletes em 57 a.C., oferece valiosas percepções sobre a antiga língua egípcia, mitologia e práticas religiosas.

A restauração revelou cenas vívidas e inscrições ocultas por séculos sob camadas de sujeira, fuligem e depósitos de sal. Textos hieroglíficos e inscrições demóticas nunca vistos foram descobertos, incluindo uma rara descrição da entrada dos sacerdotes no Santo dos Santos, uma câmara sagrada do templo, segundo o Daily News Egypt. 

Conforme o Archaeology News, Mohamed Ismail Khaled, Secretário-Geral do SCA, explicou que a restauração não se limita à limpeza, mas também à estabilização e documentação digital das inscrições e obras de arte, o que permitirá traduções e estudos mais precisos.

As descobertas notáveis incluem vestígios de folhas de cobre dourado nas paredes superiores e de douramento em esculturas que retratam divindades, insígnias reais e joias.