Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Donald Trump

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes

Apesar de autoridades locais desmentirem a teoria, ex-presidente insiste em alegações infundadas de que haitianos estariam comendo animais de estimação

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/09/2024, às 19h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump - Getty Images
Donald Trump - Getty Images

Donald Trump anunciou que visitará Springfield, Ohio, nas próximas semanas, após reiterar uma teoria da conspiração infundada sobre imigrantes haitianos na cidade.

Em um comício em Uniondale, Nova York, o ex-presidente declarou que os imigrantes estariam comendo animais de estimação dos moradores, uma afirmação sem qualquer prova e já desmentida pelas autoridades locais.

"Vou para Springfield e Aurora, podem nunca mais me ver, mas vou fazer o que tenho que fazer," disse Trump, referindo-se também a Aurora, no Colorado, outra cidade alvo de alegações falsas sobre imigração. Durante o discurso, ele elogiou o prefeito de Springfield, Rob Rue, mas criticou a falta de ação para expulsar os imigrantes, que, segundo ele, seriam indocumentados.

Momento difícil

No entanto, a cidade de Springfield, em seu site oficial, esclarece que os imigrantes haitianos estão lá legalmente, como parte de um programa de liberdade condicional que permite a reunificação familiar. Estima-se que entre 12 mil e 15 mil imigrantes vivam no Condado de Clark, em uma população total de 136 mil pessoas.

O prefeito Rob Rue, em entrevista à CNN, negou veementemente os rumores sobre o consumo de animais de estimação por imigrantes, classificando a situação como um "momento difícil" para a cidade.

Ele ainda destacou que as autoridades locais têm recebido ameaças constantes, o que desviou o foco de questões mais urgentes da comunidade, como a segurança pública.