Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Desaparecimento

Relembre o caso do fazendeiro que retornou para casa após 30 anos desaparecido

Em 1991, o fazendeiro romeno Vasile Gorgos, aos 63 anos, desapareceu; e retornou para casa somente em 2021, sem memória e com a mesma roupa que vestia quando sumiu

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 05/09/2024, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Vasile Gorgos após retornar para casa - Reprodução/Redes Sociais
Fotografia de Vasile Gorgos após retornar para casa - Reprodução/Redes Sociais

Era 1991 quando o criador de gado Vasile Gorgos, da Romênia, desapareceu misteriosamente aos 63 anos. Porém, em 2021, exatos 30 anos depois, o homem inesperadamente retornou para casa, sem memória do que aconteceu nas três décadas anteriores e vestindo a mesma roupa que usava quando sumiu.

Além do desaparecimento misterioso e por tanto tempo, outro fator que chamou atenção dos familiares de Gorgos foi que, aos 93 anos, o homem disse que "sempre esteve em casa".

Após o retorno, o idoso foi submetido a uma série de exames, que concluíram que ele estava aparentemente saudável, apesar de alguns problemas neurológicos que afetavam sua memória, o que também não surpreende tanto devido sua idade. Porém, o fato de esquecer o que aconteceu nos 30 anos em que esteve desaparecido sempre intrigou, e até mesmo já motivou o surgimento de várias teorias.

Conforme repercutido pelo site do Terra, psiquiatras sugeriram que Gorgos sofresse de transtorno dissociativo de personalidade, embora ainda estranho, pois o distúrbio costuma ser esporádico, em vez de durar por décadas. Há também quem sugira outras teorias, como que ele foi preso no tempo que esteve afastado da família, e até mesmo envolvendo abdução alienígena.

+ O idoso que esqueceu onde estacionou o carro e o encontrou 20 anos depois

Entenda o caso

Vasile Gorgos deixou sua propriedade, localizada na Romênia, em 1991 para uma outra cidade. Era comum que ele fizesse isso e passasse alguns dias fora, para vender seu gado; porém, ele sempre mantinha contato com a família. Após vários dias sem qualquer sinal, sua família chegou a procurar a polícia, mas durante 30 anos ele nunca foi encontrado.

Para a surpresa de todos, em setembro de 2021, com 93 anos, o fazendeiro reapareceu do lado de fora do portão de sua fazenda. Ele vestia as mesmas roupas de quando desapareceu, e carregava consigo apenas seu documento de identidade no bolso da calça, e um bilhete de ônibus da linha Bacău-Ploieşti, datado de quando desapareceu.

Documento de identidade de Vasile Gorgos / Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Vale mencionar que algumas pessoas até estavam presentes no momento em que Gorgos desceu de um carro, parando na frente de sua fazenda. Testemunham viram o carro deixando-o no local e acelerando rapidamente, mas ninguém anotou a placa e não se sabe se há alguma relação entre o dono do veículo e o desaparecimento de três décadas.

Em casa, Gorgos estava confuso, mas parecia bem cuidado; ainda por cima, alegava que "sempre esteve em casa". No entanto, seu filho relatou ao The Sun que o idoso dava respostas confusas sobre o tempo em que esteve desaparecido, e por isso ninguém sabe ao certo o que aconteceu.

Perguntamos uma coisa e ele nos diz outra. Quem sabe onde ele esteve, quem o manteve, talvez ele tenha sido forçado a trabalhar… quem sabe que tipo de vida ele levou?", disse o filho do fazendeiro na época.

Uma das principais teorias sobre o desaparecimento sugere que o fazendeiro levava uma vida dupla, e pode ter sido preso nesse tempo, o que explicaria o fato de estar com as mesmas roupas que foi visto pela última vez, e ele não ter sido encontrado em 30 anos; há também quem diga que ele simplesmente abandonou a família mas, idoso e sem condições de trabalhar, retornou por precisar de amparo.

Há também teorias de psiquiatras que argumentam que, durante três décadas, Gorgos teria vivido uma "outra vida", o que também é debatido pela comunidade psiquiátrica. E é claro que não poderiam faltar hipóteses de que o fazendeiro foi sequestrado por alienígenas, o que explicaria sua confusão mental.