Excluindo Enzo e Valentina, conheça os 10 nomes mais comuns do país
Nomes femininos
1. Maria
Frequência: 11.694.738
Significado: Este é o nome da mãe do Cristo, figura santificada como a Virgem. Vem do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” e possui ligação com a partícula mry do egípcio, que significa “amar”. Existem ligações com o termo maryáh, do sânscrito, que tem relação com a ideia de pureza e benevolência, muitas vezes traduzida como “virgem”.
2. Ana
Frequência: 3.079.729
Significado: Comum no Antigo Testamento, o nome nasceu da versão hebraica, Hannah, e significa “cheia de graças”. Comumente ligado a um segundo nome (Ana Luiza, Ana Vitória, etc.) ou em forma de variante, como Agnes, este é um dos nomes mais populares do mundo.
3. Francisca
Frequência: 721.637
Significado: União entre o radical “frank” com a partícula “isk”, o nome quer dizer, literalmente, “aquela que vem da França”, em referência à Francia, cujo nome é reivindicado desde os francos de Carlos Magno. Em algumas leituras, a partícula final do nome também faz referência à ideia de uma “francesa livre”.
4. Antônia
Frequência: 588.783
Significado: Nome muito comum em países de origem latina, justamente por sua origem mais provável no patriciado romano, é nome de uma família de imperadores e significa “de valor inestimável”. Há possíveis ligações com o termo grego antheos, ou “alimentado por flores”, mas como sobrenome, tem base na romanização da Etrúria.
5. Adriana
Frequência: 565.621
Significado: Em uma tradução literal, significa “aquela que é preta”, mas essa referência é originária do termo latino adrianus, que é aquele que é original da Ádria, região de praias de areia escura.
Nomes Masculinos
1. José
Frequência: 5.732.508
Significado: Versão latina do nome hebraico Yosef, seu significado se aproxima de “Ele acrescentará”, pois possui forma de verbo. É basicamente a ideia de um acréscimo positivo com origem no Deus provedor. Sua fama tem como base o nome do pai de Jesus na Bíblia.
2. João
Frequência: 2.971.935
Significado: União entre o termo Yah, de Yahweh, deus dos hebreus, com hannah, que significa “graça”, possui tanto o significado de “agraciado por Deus” quanto “Deus é gracioso”. Este nome foi popular no Oriente antigo desde antes do cristianismo. Vai dar origem a diversas variantes, como Jan, Giovanni, etc.
3. Antônio
Frequência: 2.567.494
Significado: Basicamente, o mesmo significado de Antônia, anteriormente citado. Tem bastante aderência devido à relevância, no Brasil, do Santo Antônio.
4. Francisco
Frequência: 1.765.197
Significado: Mesmo significado de Francisca, citado anteriormente. O nome é relevante pela referência ao santo e criou base no Brasil, além da forte relação com o catolicismo, com a fama de Zezé di Camargo e Luciano, os filhos de Francisco.
5. Carlos
Frequência: 1.483.121
Significado: Esse nome tem origem em dois termos interrelacionados das línguas germânicas: tanto “kerl”, que significa “homem do povo” quanto “hari”, “guerreiro” fazem referência a um ímpeto de liderança e vigor. Na Europa, ficou famoso com Carlos Magno. Foi também disseminado no mundo ibérico por ser o nome de seis reis espanhóis.