Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Griselda

Griselda: Veja as pessoas reais que inspiraram personagens da série

Em nova série, a Netflix retrata a trajetória insana de Griselda Blanco, que entrou para a História como 'a rainha da cocaína'

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 31/01/2024, às 13h55 - Atualizado em 06/02/2024, às 18h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Griselda Blanco: Realidade e ficção - Florida Department of Corrections e Divulgação/Netflix
Griselda Blanco: Realidade e ficção - Florida Department of Corrections e Divulgação/Netflix

Em nova série que mistura fato e ficção, a plataforma de streaming Netflix retrata uma das figuras mais excêntricas da história mundial do tráfico de drogas: Griselda Blanco. Apelidada de 'Madrinha' e 'rainha da cocaína', ela é considerada uma pioneira no contrabando de cocaína para Miami, nos Estados Unidos, entre 1970 e 1980. 

Com uma trajetória marcada por assassinato de inimigos e um grande império de cocaína, a reputação de Blanco intriga diferentes gerações até os dias atuais. Agora, a sua história é retratada na série 'Griselda', da Netflix, com Sofía Vergara no papel principal.

"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a 'Madrinha' do império do tráfico de drogas de Miami", explica a sinopse da Netflix. 

Assim como séries e filmes que retratam história reais, a produção exclusiva da Netflix também dramatiza vários momentos e, até mesmo, cria personagens para se adequar ao tom da narrativa. 

Pensando nisso, separamos os principais personagens da série que foram inspirados por figuras em carne em osso que estiveram, de alguma maneira, envolvidas na saga de crimes de Griselda. Confira abaixo!

1. Griselda Blanco

Interpretada por Sofía Vergara, a protagonista da série é inspirada na história da 'rainha da cocaína'. Com sede de dinheiro e poder, Blanco idealizou as rotas que seriam usadas por cartéis de drogas da Colômbia no futuro.

Durante a guerra as drogas na cidade, foi Griselda a responsável por levar toneladas de droga anualmente para as terras do Tio Sam. Fria, matava opositores e qualquer um que estivesse disposto a enfrentar o seu 'império da cocaína'.


2. Dario Sepúlveda

Dario, interpretado pelo ator Alberto Guerra, foi o terceiro marido de Griselda. Assassino, ele conheceu Blanco quando foi enviado a Miami para cumprir ordens de matar a traficante. No entanto, abortou a ordem inicial e se apaixonou por ela. Eles se casaram em 1978 e tiveram um filho: Michael Corleone Blanco. 

Dario: vida real e ficção - Arquivo pessoal e Divulgação/Netflix

Presenciando a ascensão e começo da queda de Blanco, Sepúlveda deixou a mulher e voltou a viver na Colômbia com o filho em 1983. No entanto, acabou assassinado friamente quando abordado por homens que usavam roupas de policiais, explica o The Mirror.


 3. Filhos 

Na série, o público confere a vida dupla de Griselda. Enquanto caminha para a ascensão de seu comércio ilegal, ela encara os desafios de ser uma mãe de quatro filhos. Os rapazes mostrados na série também são baseados em pessoas da história real. 

Ela foi mãe de Dixon, Uber, Osvaldo Trujillo-Blanco e Michael Corleone Blanco, o caçula. Os filhos também se envolveram no comércio de cocaína da mãe. Em 2008, o Miami News Times, repercutiu que três filhos de Griselda foram executados. No entanto, o caçula ainda está vivo e até hoje discute o legado da mãe.


4. Rivi

Outro personagem da série que também existiu fora das telas é Jorge "Rivi" Ayala. Capanga de Griselda, ele também tem uma trajetória marcada por crimes. Após a queda de Blanco, foi preso e assumiu a culpa por três assassinatos, incluindo Johnny Castro, uma criança de 2 anos. 

Rivi: Realidade e ficção - S-amerikanische Bundesregierung e Divulgação

Rivi também chamou atenção após se envolver num escândalo com secretárias do Gabinete do Procurador do Estado de Miami-Dade, explica o site Bustle. Condenado a prisão perpétua, ele tentou a condicional em 2013, entretanto, teve o pedido negado.


5. June Hawkins

Retratada na série pela atriz Juliana Aidén Martinez, a detetive June Hawkins tem um papel importante ao ser responsável pelas investigações que derrubaram Blanco. Doug Miro, o co-criador da série, afirmou que Hawkins, de fato, existe e até colaborou com a criação da personagem.

Trabalhando como detetive no departamento de polícia de Miami-Dade, um local dominado por homens, Hawkins encontrou obstáculos, como provocações.

A detetive da vida real (à esqu.) e na série da Netflix (à dir.) /Crédito: Arquivo pessoal e Netflix

"Meu Deus, naquela época, você simplesmente não dava muita importância a algumas das provocações, - como o ar condicionado, que causava o endurecimento dos mamilos e qualquer uma dessas coisas - isso era algo que você simplesmente fazia", disse ela ao Tudum, da plataforma de streaming Netflix."Os detetives de homicídios tinham uma grande reputação de serem 'destruidores de bolas', e então eu estava me preparando para isso. Eu sabia que eles estavam me testando". 

A June da vida real se aposentou no ano 2014 como sargento. Hoje, vive com o marido em Nashville, no Tennessee.