Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nostradamus

Famoso por profecias assustadoras, Nostradamus tinha talento curioso

Além de astrólogo, vidente e médico, o notório francês Michel de Nostredame também tinha outro talento menos conhecido; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 20/08/2024, às 09h07 - Atualizado às 17h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Michel de Nostredame, astrólogo e vidente francês mais conhecido como Nostradamus - Domínio Público via Wikimedia Commons
Retrato de Michel de Nostredame, astrólogo e vidente francês mais conhecido como Nostradamus - Domínio Público via Wikimedia Commons

Certamente uma figura bastante intrigante da história, que hoje é lembrado por ter "previsto" uma série de eventos globais, o médico e astrólogo francês Michel de Nostradame ficou famoso após escrever o livro 'As profecias', em 1555, onde teria previsto episódios como a ascensão de Hitler, a Revolução Francesa e até mesmo a morte de John F. Kennedy.

No entanto, conforme repercute a Super Interessante, curiosamente as profecias não eram o único talento de Nostradamus. E antes mesmo de 'As profecias', ele escreveu um livro de receitas, onde ensina a fazer uma variedade de produtos que vão desde geleias até cosméticos.

+ Além da 'Terceira Guerra': Veja outras previsões feitas para 2024

Livro de receitas

O livro em questão, 'Traité des fardements et confitures' ('Tratado de cosméticos e geleias', em tradução livre) foi publicado originalmente em 1552. E, embora muitos possam questionar o que Nostradamus ensina nele, a verdade é que muita coisa ali possui fundamento, afinal, o "vidente" chegou a cursar medicina na Universidade de Montpellier, no sul da França.

No entanto, em dado momento, ele foi expulso da universidade, pois também atuava como boticário, o que era proibido nas regras da instituição. Ainda assim, nada muda o fato de que ele já tinha algum conhecimento relacionado a ingredientes, ervas e medicamentos.

Receitas

Entre as receitas que Nostradamus ensina em seu livro, estão desde remédios até produtos de beleza. Porém, hoje em dia sabemos que nem tudo deve ser plenamente confiável; por exemplo, ele indicava alguns ingredientes perigosos, como alvejante, para clarear o cabelo, ou cristais triturados para limpar os dentes.

Isso sem mencionar uma notável "poção de amor": uma mistura de maçãs, canela e... sangue de sete pardais machos. Essa crença se deve ao fato de que, na época, pensava-se que pardais tinham apenas um parceiro ao longo da vida, portanto, seria perfeito para uma poção de amor — que, com apenas uma colher de chá, poderia despertar esses sentimentos.

Mas nem tudo que Nostradamus ensina deve ser descartado. Por exemplo, o autor destaca o açúcar como um ingrediente capaz de preservar frutas, o que pode ser a base das compotas e geleias de hoje em dia. Na época, vale mencionar, o açúcar era um ingrediente caso e destinado apenas a nobres e reis, então essa receita não seria feita por qualquer um.

A receita que o autor considerava como uma das mais importantes do livro é a de um "remédio" natural para a peste bubônica, uma infecção bacteriana que acometeu a Europa no século 14. No entanto, mesmo que Nostradamus tenha viajado pela Europa receitando esse remédio, ele parecia não ser tão eficiente, visto que o vidente não pôde salvar sua própria esposa e seus dois filhos.

Outras receitas que merecem destaque do livro estão uma de marzipan (um tipo de doce), um caldo de rosas laxativo e até mesmo uma marmelada. Já sobre cosméticos, há óleo de noz-moscada, uma água perfumada e técnicas para manter a barba mais escura e macia.