Ao longo das décadas a premiação foi cercada por acontecimentos inusitados e de protestos
A primeira premiação do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929 e homenageou filmes de 1927 e 1928, sendo "Wings" o primeiro filme a ganhar na categoria de Melhor Filme.
Antes de todo o glamour, a primeira cerimônia contou com apenas 270 pessoas e durou cerca de 15 minutos. Além disso, os convidados tiveram que desembolsar a quantia de U$5 dólares para poder fazer parte do evento.
No entanto, ao longo das décadas, o Oscar foi cercado por acontecimentos inusitados e até mesmo de protestos.
Em 1938, por exemplo, a premiação precisou ser suspensa, devido uma inundação em Los Angeles. Tal fato se repetiu mais algumas vezes, mas por outros motivos, entre eles o assassinato do ativista Martin Luther King, em 1968 e um atentado contra o então presidente dos Estados Unido Ronald Reagan, em 1981.
Já em 1974, o fotógrafo e ativista Robert Opel invadiu o palco do Oscar em prol de um protesto pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Contudo, o homem estava completemente nú, causando um grande alvoroço.
Para conhecer a fundo todos os 12 momentos que marcaram o Oscar, ouça o podcast oficial da Aventuras na História.
Por lá você fica por dentro, ainda, dos principais assuntos da História do mundo e do Brasil, ao longo dos séculos até os dias atuais.
Confira aqui a programação completa!