Saiba mais sobre fatos curiosos da vida do marido da rainha Elizabeth II, que veio à óbito na última sexta-feira, 9, aos 99 anos
Na última sexta-feira, 9, o Palácio de Buckingham confirmou a morte do príncipe Philip, marido de Elizabeth II. Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, publicadas pelo jornal O Globo, o monarca de 99 anos já havia sido internado em fevereiro deste ano.
De acordo com o portal de notícias, Philip passou mal em fevereiro e pouco tempo depois foi submetido a uma cirurgia no coração. Sabe-se, ainda, que após um mês internado, o companheiro de Elizabeth II recebeu alta.
Nascido em 10 de junho de 1921, o soberano teve uma infância difícil. Contudo, mais tarde, entrou para a Marinha britânica. Já em 1947, casou-se com a futura rainha da Inglaterra, com quem teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.
Pensando no legado do monarca, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre a trajetória do príncipe Philip.
Confira abaixo.
De acordo com a CNN, seu título completo era enorme, sendo ele: Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão de Greenwich, Cavaleiro da Jarreteira, Cavaleiro do Cardo, Ordem do Mérito, Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Império Britânico, Companheiro da Ordem do Austrália, Companheira da Ordem de Serviço da Rainha, Conselheiro Privado.
Nascido em Corfu, na Grécia e de ascendência inglesa, russa, prussiana e dinamarquesa, Philip e sua família foram obrigados a deixar a Grécia e se mudarem para Paris, em 1922, após a queda de seu tio, o rei Constantino I da Grécia. Já na década de 1930, quando seus pais romperam a relação, o príncipe foi morar com sua avó materna, na Inglaterra.
Após ser promovido a primeiro-tenente e oficial executivo a bordo do HMS Wallace e atuar na Segunda Guerra Mundial, em 1947 foi naturalizado cidadão britânico e virou plebeu. Contudo, naquele mesmo ano, assumiu o noivado com Elizabeth II e, logo em seguida, casou-se com a herdeira do trono, tornando-se Sua Alteza Real e Duque de Edimburgo.
O príncipe Philip era um fã de carteirinha da banda The Beatles. No auge da carreira do grupo britânico, o soberano chegou a conhecer os membros da banda durante uma premiação. Segundo a Rolling Stone, o encontro ocorreu no Palácio de Buckingham, em 1965 e marcou a história da banda.
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma de suas irmãs, a princesa Cecília, havia se filiado ao Partido Nazista ao lado do marido. Já suas outras três irmãs, Teodora, Sofia e Margaret, na época, eram casadas com homens de origem germânica e alguns deles possuíam relações com o nazismo.
+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:
Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO
The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7
God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Renato de AlmeidaVieira e Silva (2015) - https://amzn.to/3qWCnIZ
O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9
A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7