Nova temporada de The Crown mostra os obstáculos vividos pela monarquia após a morte da princesa Diana
Publicado em 19/11/2023, às 10h04 - Atualizado em 21/11/2023, às 17h59
Lançada na última semana, a sexta e última temporada de The Crown resgata um dos momentos mais dramáticos da monarquia britânica: a morte da princesa Diana, ex-esposa do príncipe Charles.
A partir do quarto episódio da nova temporada, o público confere como a família real britânica encarou a pressão pública em torno da tragédia que vitimou Diana. Nos episódios, assim como aconteceu na vida real, é mostrado que o silêncio da monarquia a respeito da morte de Lady Dientristeceu a nação, que pressionava a rainha.
Isolada com os netos, os príncipes William e Harry na Escócia, Elizabeth II foi criticada por se ausentar dos súditos em Londres, que choravam nas ruas e depositavam homenagens para a princesa Diana nos portões do Palácio de Buckingham.
Em determinado momento, a série mostra uma conversa na qual a monarca conversa com o príncipe Charles e o marido, Philip, a respeito do funeral de Diana. Elizabeth afirma que os familiares da princesa optaram por uma cerimônia privada, o que irrita Charles.
O herdeiro do trono afirma que por ser querida pela nação, Diana merecia um funeral com honras de estado. No entanto, Philip discorda do filho ao lembrar que a princesa do povo já não era mais um membro da família real, o que quebraria o protocolo. Mas será que isso aconteceu na realidade?
Não existem detalhes sobre a possível conversa, no entanto, a realeza e os familiares de Diana negaram que existisse uma polêmica em torno do funeral da mãe dos príncipes William e Harry.
Charles Spencer, irmão da princesa Diana, afirmou que a alegação a respeito do assunto chega a ser 'ridícula' e que tudo aconteceu 'amigavelmente', repercute a Parade.
"Sugerir que houve divisões entre a realeza e eu no período após a morte de minha irmã está tão longe da verdade que chega a ser ridículo", afirmou Spencer à Press Association quando Diana morreu. "Estávamos unidos no objetivo de proporcionar a Diana um funeral adequado, e todos os preparativos, incluindo o serviço, foram acordados amigavelmente entre o gabinete de Lord Chamberlain e eu".
Ao mesmo tempo, um porta-voz da realeza, como repercutido pela CNN Internacional em 1997, também desmentiu uma reportagem a respeito de um impasse da família real com o funeral de Lady Di. "Um monte de imprecisões que só podem causar ainda mais angústia a duas famílias recentemente enlutadas", destacou ele.
Ao mesmo tempo, a família real também tentou devolver a Diana o título de Sua Alteza Real. Ela havia perdido a designação após se separar do herdeiro do trono. A família da princesa do povo, no entanto, recusou a homenagem.
"A opinião muito firme deles (da família Spencer) era que a própria princesa não desejaria qualquer mudança no estilo e título pelo qual era conhecida no momento de sua morte", afirmou à CNN Internacional um porta-voz anônimo do palácio. Os Spencer confirmaram a declaração sem maiores detalhes.