O desenho animado marcou gerações ao trilhar uma aventura recheada de magia, mas deixou fãs órfãos de um encerramento
Publicado em 28/03/2023, às 18h22 - Atualizado em 29/03/2023, às 11h11
Originalmente transmitida pela rede de televisão CBS, nos Estados Unidos, o seriado animado 'Caverna do Dragão' angariou entusiastas de seu enredo por todo o mundo ao misturar fantasia e aventura em batalhas envolvendo magia e feitiçaria. Contudo, teve sua produção, feita pela Marvel em parceria com a japonesa Toei Animation, interrompida na terceira temporada.
Como não completavam um arco sequencial, cada episódio continua uma aventura com começo, meio e fim, de forma que os episódios pudessem ser vendidos para emissoras do mundo todo e fossem reprisados o quanto fosse necessário. Tal medida funcionou nos dois primeiros anos da produção, mas seu cancelamento resultou no fim da série sem um fim para os protagonistas, que lutavam pela volta para casa.
Com tal fato, duas dúvidas pairam até os dias atuais para os fãs do desenho animado; a primeira delas, claro, seria em relação à situação final dos personagens da trama, esclarecendo se conseguiram êxito na missão de retorno. A segunda, ligada a decisão da produtora, seria o motivo para que a série tenha sido interrompida abruptamente.
O segundo motivo, no entanto, foi esclarecido por Michael Reaves. Em seu próprio portal, o principal roteirista da série explicou que a CBS chegou a negociar a produção de um episódio de encerramento e até mesmo uma mudança de rumo, cada uma delas recusada por um motivo diferente.
O encerramento, de título 'Requem', daria fim ao ciclo dos personagens, mas foi retirado do quadro de produção já visando o corte de gastos que resultou no cancelamento. A outra sugestão visava uma nova abordagem ao desenho, com as crianças abandonando as armas e combates, desagradando a TSR, que controlava o licenciamento da marca.
Mesmo assim, de forma a acalmar os ânimos de fãs órfãos de um final, Michael disponibilizou, no ano de 2003, o roteiro na íntegra em seu site, descrevendo como seria a atuação de cada um dos personagens no encerramento da trama.
O roteiro inicia com o vilão Vingador debochando dos jovens, afirmando que, sem a presença do Mestre dos Magos, já estariam perdidos. Com isso, propõe um desafio ao mentor valendo a chave de retorno à Terra, porém, se derrotados, morreriam. Enquanto a proposta era feita, os jovens lutavam contra uma Hydra (cobra gigante), quando encontram o Mestre. Para a surpresa de todos, ele se recusa a ajudar, alegando que não era problema dele.
Aproveitando a chateação do grupo, Vingador oferece o retorno em troca de ajuda. Metade do grupo aceita a proposta em busca da chave, mas a outra metade desconfia da boa ação do vilão. O grupo segue e uma chave é realmente encontrada num sarcófago, esculpido com as vestimentas do vilão, levantando ainda mais dúvidas. Uma briga entre os membros inicia, com Hank e Eric debatendo se a chave deveria ser jogada no abismo ou se era mais um truque.
Em meio à discussão, um monstro azul de tentáculos atrapalha a discussão, fazendo o grupo se unir contra a criatura. Em meio aos golpes, Hank se desiquilibra e cai no abismo. O Vingador aparece, orientando ao detentor da chave para que a ferramenta fosse atirada junto ao jovem. Eric desacata a sugestão e, ao invés de atirá-la no mesmo lugar, a coloca em uma fechadura da tumba, liberando uma forte luz.
O clarão acomete todos, que só conseguem enxergar momentos depois, visualizando diversas criaturas do reino libertadas. O grupo corre para verificar Hank na queda, mas o garoto conseguiu evitar o choque se pendurando em um desnível do abismo. Ao ser puxado de volta, o grupo é surpreendido com Vingador, que também tem uma luz liberada. Sua roupa maligna é substituída por um rosto jovem, que também queria ser liberto.
O Vingador vai em direção ao Mestre dos Magos, com uma feição alegre, e agradece o homem com lágrimas nos olhos. O ancião, por sua vez, agradece aos jovens pela coragem e por trazer o filho de volta, revelando que o principal vilão do desenho, na verdade, era um filho amaldiçoado do Mestre. No fim do roteiro, o Mestre ainda oferece a liberdade ou a permanência no reino, possibilitando a construção de uma nova temporada.
No ano de 2020, uma iniciativa voluntária de diversos fãs usaram o roteiro acima para recriar, com o auxílio de novas tecnologias, o tal episódio, respeitando a identidade visual do desenho original da década de 1980. A versão de 'Requiem' foi dublada em português e está disponível no YouTube. Veja a reprodução do último episódio!