Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Yasuke

O samurai negro: Entenda a polêmica em torno de Yasuke e jogo de videogame

"Assassins Creed: Shadows", jogo de videogame inédito, causou polêmica na internet ao retratar Yasuke, o samurai negro

Redação Publicado em 04/08/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yasuke em "Assassins Creed: Shadows" - Divulgação/Ubisoft
Yasuke em "Assassins Creed: Shadows" - Divulgação/Ubisoft

A trajetória do lendário Yasuke, o samurai africano que serviu a um poderoso senhor feudal japonês no século XVI, continua a despertar fascínio e debates intensos devido à escassez de registros históricos.

Recentemente, a Ubisoft anunciou o lançamento do jogo de videogame "Assassins Creed: Shadows", previsto para 12 de novembro, reacendendo discussões acaloradas sobre sua representação.

"Assassins Creed: Shadows" é ambientado no Japão durante o período Sengoku (meados do século XV ao final do século XVI), uma era marcada por intensas guerras civis. O jogo apresenta como personagens principais Naoe, uma assassina shinobi da província de Iga, e o samurai africano Yasuke.

A forma como Yasuke foi retratado gerou reações na comunidade japonesa de gamers, que acusaram a Ubisoft de apropriação cultural e apontaram imprecisões históricas nos materiais promocionais divulgados até o momento. 

A resposta da Ubisoft

A empresa francesa, responsável pela franquia "Assassins Creed: Shadows", publicou uma declaração oficial no último dia 23. A companhia alegou que buscou garantir uma representação imersiva e respeitosa do período histórico.

Com um pedido de desculpas, explicou que colaborou com "consultores externos, historiadores, pesquisadores e equipes internas da Ubisoft Japan para informar nossas escolhas criativas".

Ainda na declaração, a Ubisoft informa que a intenção do jogo não é retratar com fieldade um momento histórico.

"Nossa intenção nunca foi apresentar nenhum dos nossos jogos "Assassins Creed", incluindo "Assassins Creed: Shadows", como representações factuais da história ou personagens históricos", destaca o comunicado. "Pretendemos despertar a curiosidade e encorajar os jogadores a explorar e aprender mais sobre os cenários históricos pelos quais nos inspiramos."

Imagem de "Assassins Creed: Shadows" - Divulgação

Quem Foi Yasuke?

Yasuke foi um samurai negro que serviu sob Oda Nobunaga, um dos mais importantes senhores feudais do Japão e unificador do país. Ele nasceu na África, provavelmente na região oriental, e chegou ao Japão em 1579 como guarda-costas do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano.

Intrigado pela aparência e estatura de Yasuke, Nobunaga teria lhe concedido o status de samurai— a honraria era rara para estrangeiros, especialmente africanos. Assim, esse aspecto da vida do guerreiro divide opiniões até os dias atuais. 

"Naquela época, havia uma grande mobilidade social. Então, seria possível até um estrangeiro ser um samurai. Mas era comum? Não. Acho interessante justamente isso, pois o jogo explora uma lacuna histórica. Foi uma sacada o game permitir que o jogador 'participe' dessa criação", explicou ao UOL Kauê Metzger Otávio, doutorando em História através da UFPR e especialista em Japão pré-moderno. "As pessoas querem fidelidade histórica, mas não estudam o tema. Sem contar que o Yasuke aparece como samurai mesmo em obras japonesas, como mangás da década de 1960, e nunca teve polêmica, pois ele é um personagem que existiu mesmo".

Yasuke serviu Nobunaga por cerca de 15 meses até a morte do daimyo em 1582. Infelizmente, há poucos documentos históricos sobre a vida de Yasuke após a morte de Nobunaga, deixando muitos aspectos de sua história envoltos em mistério.