Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: O documentário que você precisa assistir antes da série da Netflix

Em 1996, Lyle e Erik Menendez foram condenados por matar os pais a sangue-frio; quase 30 anos depois, o crime é relembrado pela Netflix

Redação Publicado em 29/08/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os irmãos Menendez após o assassinato dos pais - Getty Images
Os irmãos Menendez após o assassinato dos pais - Getty Images

Nenhum membro da Geração Z estava vivo quando o julgamento de Lyle e Erik Menendez pelo assassinato de seus pais em 1989 foi transmitido nacionalmente.  Agora, esses jovens estão utilizando o TikTok para expressar sua indignação com as sentenças de prisão perpétua que Lyle e Erik vêm cumprindo desde sua condenação em 1996.

A mobilização dessas pessoas e os detalhes a respeito do caso são relembrados em um documentário disponível no streaming. O assassinato voltou à tona com o anúncio de "Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", série da Netflix que vai misturar fato e ficção, e será lançada em 19 de setembro. 

O crime brutal aconteceu no dia 20 de agosto de 1989, enquanto José e Kitty Menendez assistiam televisão na sala de estar de sua residência, em Beverly Hills. A calmaria daquela noite fora interrompida quando tiros de espingarda atingiram o casal, que não resistiu ao brutal ataque.

Lyle, o filho mais velho, ligou para o serviço de emergência e alegou que alguém havia matado os seus pais, repercute a CBS, entretanto, a medida que as investigações avançavam, ficou claro que os responsáveis pelo crime, na realidade, eram os irmãos. 

"Depois que mataram seus pais, eles saíram e recolheram os estojos de cartuchos de espingarda usados ​​para que suas impressões digitais não fossem descobertas naqueles cartuchos... Houve muita reflexão e deliberação envolvidas nisso", disse Jackie Lacey, ex-promotora distrital do Condado de Los Angeles à CBS.

Após dois julgamentos, Lyle e Erik foram considerados culpados de assassinato em primeiro grau. No final, foram condenados à prisão perpétua.

Os irmãos Menendez: Lyle e Erik - Getty Images

Justiça

Em meio ao debate, os jovens das redes sociais destacam o apelo sexual dos irmãos Menendez, chegando a chamá-los de "os criminosos mais atraentes de todos os tempos", no entanto, além da aparência, muitos se sensibilizam com o argumento da defesa de que os homens foram abusados sexualmente por seu pai durante anos.

O crime que chocou os Estados Unidos e a mobilização dos jovens são retratados no documentário "Os Irmãos Menendez: Assassinos ou Sobreviventes?", disponível no catálogo da plataforma de streaming Discover+. 

"Assistir alguém descrever essas experiências é sempre muito triste e comovente," disse Janne, uma jovem alemã de 18 anos, à ABC News. Após o YouTube recomendar um vídeo do julgamento, Janne assistiu e se tornou uma defensora fervorosa dos irmãos Menendez. Ela agora publica vídeos dos depoimentos sobre abuso sexual no TikTok. 

Diversas contas foram criadas com o mesmo propósito, com nomes como "MenendezHelper" e "MenendezGuardians", postando imagens editadas do julgamento e clamando por justiça para os irmãos.

No entanto, nem todos os membros compartilham dessa opinião. Como mostra o documentário, outros resgatam os detalhes brutais do assassinato, a motivação financeira apontada pela acusação (eles gastaram sem freio nos dias seguintes ao crime) e até mesmo o histórico de envolvimento em roubos da dupla.