Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Titanic

Titanic: Os músicos continuaram tocando durante o naufrágio?

No filme Titanic, de James Cameron, uma das cenas mais inusitadas exibe músicos tocando enquanto o navio afunda; entenda

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 13/09/2024, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No filme "Titanic", músicos tocam enquanto o navio afunda - Divulgação
No filme "Titanic", músicos tocam enquanto o navio afunda - Divulgação

A imagem heroica dos músicos tocando no convés enquanto o Titanic afundava é uma das mais famosas e comentadas no filme lançado por James Cameron em 1997. 

Como todos os filmes baseados em histórias reais, o diretor também misturou fato e ficção. Assim, uma dúvida persiste: os artistas, de fato, tocaram enquanto o navio afundava?

A resposta resumida é: sim. Os músicos trabalharam por mais de duas horas após o navio colidir com um iceberg nas primeiras horas de 15 de abril de 1912, explica a BBC. Isso enquanto as pessoas se desesperavam com o intuito de sobreviver a tragédia.

O líder da banda Wallace Hartley e seus músicos John Woodward, John Frederick Clarke, Georges Krins, Theodore Brailey, John Law Hume, Percy Cornelius Taylor e Roger Bricoux pereceram todos na tragédia em questão.

Músicas animadas

Inicialmente, o repertório consistia em ragtimes - gênero musical norte-americano - e valsas animadas. O compositor Peter Young, que criou uma peça musical para marcar o centenário do naufrágio, afirmou que grande parte do que a banda tocou "teria sido algo alegre". 

Os músicos no filme de Cameron - Divulgação

A última música?

Existem relatos divergentes sobre qual foi a última música tocada pela banda. John Graves, curador do Museu Marítimo Nacional em Greenwich, explicou à BBC que existem "fortes evidências"de que foi o hino Nearer My God To Thee.

Ele explicou: "O líder da banda, Wallace Hartley, era um metodista devoto. Sua família mandou esculpir no monumento sobre seu túmulo as primeiras notas da versão de Arthur Sullivan desse hino."

Hartley teria dito a um colega no Mauritania, outro transatlântico, que se estivesse em um navio afundando reuniria sua banda para tocar Nearer My God To Thee ou Oh God Our Help In Ages Past.

Debate

No entanto, Harold Bride, operador de rádio do Titanic que sobreviveu ao naufrágio, relatou ao New York Times: "O navio estava gradualmente inclinando-se... Acho que toda a banda afundou junto. Eles foram heróis. Ainda estavam tocando Autumn." Bride referia-se, provavelmente, à valsa Autumn, embora os jornais da época tenham interpretado como o hino Autumn.

A fala de Bride ganhou credibilidade por ser incluída no livro "A Night To Remember" ("Uma Noite para Relembrar") de Walter Lord, considerado uma narrativa definitiva sobre o ocorrido no Titanic.